Comentários: 0

Escolher as cores para pintar a casa pode ser uma verdadeira dor de cabeça, até porque as combinações possíveis são quase infinitas. Ainda assim há regras importantes que não deves perder de vista, entre elas esta: esquecer as tendências, já que tudo se resume ao ambiente que queres projetar em cada divisão. Mas, afinal, quais são as cores mais e menos adequadas?

Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute e autora de “Colors For Your Every Mood” – uma especialista em cores –, partilhou com o Apartment Therapy algumas dicas, que agora te mostramos.

Quarto

A maioria das pessoas concorda que o quarto deve servir como lugar para relaxar e descontrair. Eiseman considera que uma “paleta de cores azul ou azul-verde” será capaz de conferir uma sensação tranquila e “zen” a um espaço. Dá como exemplo o “Lapis Blue”. Não descarta, ainda assim, a utilização de tons cinza ou neutros, que também podem funcionar muito bem.

Quarto
Lula Poggi via Apartment Therapy

Sala de estar

"As salas de estar exigem um ambiente neutro para que a atmosfera não fique ruidosa”, explica a especialista. Aconselha a utilização de tons neutros agradáveis, como o Simply Taupe, que “combina muito bem com bege e cinza”. Estas cores permitem que “tapetes e outros acessórios brilhantes na sala se destaquem sem sobrecarregar o espaço”, acrescenta.

Sala de estar
Emily Billings Apartment Therapy

Casa de banho

Se quiseres que a tua casa de banho se assemelhe a um spa, então pode ser uma boa ideia escolher pantones como o Spray Green ou Aquifer. Se pelo contrário quiseres um ambiente mais subtil, então o Rose Quartz pode ser uma boa opção.

Casa de banho
Liz Calka via Apartment Therapy

Cozinha

"A cozinha é a sala onde todos se reúnem", diz Eiseman, "por isso deve ser um espaço acolhedor”.  “Utiliza uma tinta ensolarada, como o Primrose Yellow, que traz a ilusão do sol, ou então opta por um tom dourado, como o Coral Reef, que é alegre, mas não muito claro”, refere a especialista.

Cozinha
Anna Spaller via Apartment Therapy

Entrada

A entrada é a “introdução à casa", diz Eiseman. Para este espaço a especialista aconselha cores fortes, “que ofereçam algum drama, mas que não sejam muito brilhantes”, como o Raspberry Wine, Wood Violet, ou Teal.

Entrada
Fabienne Ayina via Apartment Therapy

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade