Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Converter móveis Ikea em peças de luxo: segue estes truques dos arquitetos nórdicos

Pinterest
Pinterest
Autor: Hoja de Router (colaborador do idealista news)

Ikea é sinónimo de sucesso. Todas as grandes cidades europeias contam em algum lado com uma grande placa azul e amarela que indica que uma destas lojas está próxima. O seu grande mérito, sem dúvida, é o de tornar os produtos de design acessíveis ao grande público, convertendo o estilo nórdico no protagonista decorativos de muitos lugares. Algo que terá contribuído, entre muitas outras razões, para a estandardização dos seus produtos, tornando-os mais acessíveis.

No entanto, há sempre a possibilidade de dar (ainda) outra reviravolta. Há algumas empresas a criar novos designs a partir dos produtos da multinacional sueca.

“Hackeando” o Ikea desde 2015

Esta é a “linha de trabalho” que a Reform pôs em marcha, um estúdio também escandinavo (mais concretamente dinamarquês), que decidiu começar a transformar a mobília da Ikea em produtos de luxo. Para isso, contratou alguns arquitetos de estúdios de arquitetura de prestígio, como o Bjarke Ingels Group, o Henning Larsen Architects e o Norm Architects.

O projeto lançado pelos dinamarqueses começou em 2015, quando na feira Northmodern em Copenhaga apresentaram o primeiro design de cozinha da empresa, baseado nesta filosofia de customização. O nome dado foi 'Basis', muito consistente com a intenção de criar novas ideias a partir de uma base existente.

A ideia inicial era a de ‘hackear’ as cozinhas da Ikea, mas a empresa decidiu lançar-se para o desenho de móveis para outros espaços, como casas de banho. Mostramos-te alguns exemplos e ainda mais umas ideias para um “do it yourself” (“faz tu mesmo”). O objetivo é simples: deixar a imaginação e criatividade voarem.