O ideal será escolher tecidos laváveis, resistentes e que sejam quentes e confortáveis.
Comentários: 0
Ideias de decoração: os têxteis que não podem faltar em casa neste outono-inverno
Photo by Francesca Tosolini on Unsplas

Queres decorar a casa e torná-la mais acolhedora nas estações frias, sem teres de gastar muito dinheiro? A solução está nos têxteis. Desde almofadas, tapetes, cobertores ou mantas, mas também cortinados ou lençóis. A oferta é muita, e por isso é preciso prestar atenção a alguns pormenores na hora de escolher este tipo de artigos para decorar a sala de estar, o quarto ou até a casa de banho.

Com a ajuda do portal Habitissimo, hoje trazemos-te algumas dicas sobre os têxteis indispensáveis para a tua casa durante o tempo frio e o que deves ter em conta na hora de escolhê-los.

Quais são os têxteis indispensáveis nesta altura do ano?

Ideias de decoração: os têxteis que não podem faltar em casa neste outono-inverno
Shutterstock

Com o tempo mais frio, a aposta em têxteis vai tornar a tua casa mais acolhedora e calorosa. E só irás precisar de recorrer a alguns têxteis-chave. São eles:

Cortinas: usa cortinas de tecidos mais grossos, mas que deixem passar a luz natural. Dessa forma, irás conseguir reter mais calor no espaço.

Tapetes: procura usar tapetes grossos e felpudos em locais como o quarto e a sala de estar, de modo a tornar o piso mais confortável.

Almofadas: dá uma maior sensação de aconchego ao espaço usando almofadas decorativas, preferencialmente em tons quentes como o vermelho e laranja, para aquecer visualmente o ambiente.

Cobertores e mantas: escolhe cobertores de tecidos laváveis e quentes, e espalha mantas pela sala e pelo quarto para um maior conforto.

Lençóis: estes devem ser de tecidos quentes e respiráveis, para garantir uma boa noite de sono.

Os tecidos e fibras ideais

Ideias de decoração: os têxteis que não podem faltar em casa neste outono-inverno
Shutterstock

Procura escolher tecidos laváveis, resistentes e que sejam quentes e confortáveis. Esta é a regra de ouro na hora de escolher têxteis para o inverno. Dá prioridade às fibras naturais, que possuem todas estas características e que são ao mesmo tempo muito decorativas, podendo ser conjugadas sem problema. As nossas sugestões são:

Lã: é um tecido natural, quente e fácil de lavar, muito popular em estações frias (por exemplo, a flanela é feita a partir da lã). É perfeita para mantas, lençóis, cobertores e estofos.

Algodão: uma fibra natural, fácil de lavar e resistente que é muito usada nos nossos lares, em todas as estações. No tempo frio, é muito usada para cortinados mais grossos, roupa de cama, tapetes, cobertores e mantas.

Linho: uma opção também muito popular, perfeita para roupa de cama, almofadas, forros de sofá e cortinas.

O que ter em conta antes de escolher os têxteis

Ideias de decoração: os têxteis que não podem faltar em casa neste outono-inverno
Shutterstock

Para garantir que tomas a melhor decisão, deverás ter algumas coisas em conta antes de comprar os têxteis para a tua casa. Assim, escolhe tecidos laváveis, já que isso te vai facilitar o dia a dia, e dá preferência a tecidos respiráveis, especialmente para o teu quarto. Assim, conseguirás uma noite de sono mais tranquila. Se tens animais de estimação ou filhos, dá prioridade aos tecidos naturais, que não só são facilmente laváveis como não são tão propensos ao desgaste.

Procura pensar também nas cores dos tecidos que vais comprar e em como estas se conjugam entre si e com a decoração já existente. E por último, lembra-te: escolhe sempre tecidos de qualidade. Estes duram anos e fazem toda a diferença na decoração de uma casa.

Como decorar a casa

Ideias de decoração: os têxteis que não podem faltar em casa neste outono-inverno
Shutterstock

Não podíamos terminar sem deixarmos algumas dicas de decoração com os têxteis, para que possas trazer o devido conforto ao teu lar. Aposta em acessórios com pelo, como tapetes ou almofadas, que aquecem o espaço e são altamente decorativos. As mantas em lã são também um must da estação, por isso espalha alguma em pontos estratégicos, como o quarto, a sala e até a varanda.

Traz algum conforto extra ao teu quarto usando camadas de tecidos. Lençóis de flanela combinados com cobertores e mantas de diferentes materiais ficam sempre bem. Por último, usa cores quentes e terrosas, para aquecer visualmente o espaço.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta