Plantas carnívoras em casa? Porque não? Conhece as características, alimentação e o porquê de precisarem de muita luz e água.
Comentários: 0
Plantas carnívoras
Pixabay

Qualquer amante de videojogos conhece as plantas carnívoras como um dos inimigos do Super Mario, sendo que as suas referências na cultura popular estendem-se ainda ao cinema e à televisão. A verdade é que as plantas carnívoras podem ser cultivadas em qualquer casa.

Importa saber que as plantas carnívoras crescem em solos com pouca quantidade de nitrogénio e pH baixo e, por isso, precisam do azoto da proteína animal para sobreviver. Mostramos-te tudo o que precisas de saber sobre estas plantas tão estranhas e coloridas.

Características das plantas carnívoras

As plantas carnívoras não são perigosas para os humanos nem para os animais de estimação e vivem em ambientes instáveis dominados por incêndios e chuvas tropicais. Para se adaptarem a esses meios, as suas folhas modificam-se e procuram em alguns animais a principal forma de obterem nitrogénio.

Sabias que a captura passiva de presas serve apenas de complemento nutricional? Na realidade, as plantas carnívoras também precisam de muita água e luz.

Como cuidar de plantas carnívoras
Cuidados a ter com plantas carnívoras Pixabay
As plantas carnívoras podem ser encontradas no Sudeste Asiático, na Austrália e em alguns países da América do Sul, mas também há plantas carnívoras em Portugal. Temos a certeza que ficarão bem tanto em salas de estar, como podem ser uma ótima forma de decoração de terraços e varandas com plantas, principalmente para quem gosta de quebrar tradições.

Plantas carnívoras em Portugal

Podes comprar plantas carnívoras em Portugal em lojas que vendam plantas para exteriores e interiores, sementes ou acessórios botânicos.

Na página da Associação Portuguesa de Plantas Carnívoras - com projetos a fim de incentivar o seu cultivo - é possível encontrar diferentes sementes de plantas carnívoras, que podem ser enviadas para qualquer zona do país.

Quanto aos preços das plantas carnívoras comercializadas pela associação, variam entre 1,50 e 4 euros. Utiliza os contactos da APPC para retirares todas as dúvidas e conheceres mais sobre a venda de plantas carnívoras em Portugal.

Como cuidar de plantas carnívoras

Cuidar de plantas carnívoras vai exigir algum cuidado, mas não é preciso ser um especialista em botânica. As plantas carnívoras vivem em solos subnutridos e muito ácidos, portanto terás de construir em casa o seu habitat. Compra musgos e areias e nunca utilizes adubos ou fertilizantes no jardim ou vaso com plantas carnívoras.

Evita também espaços com muito vento ou pouca humidade. Por exemplo, se colocares uma planta carnívora numa varanda, tenta protegê-la ao máximo das correntes de ar intensas. Como têm raízes frágeis, poderão danificá-la.

Tem cuidado com a propagação de fungos nas plantas carnívoras e mantêm-as em locais com boas condições de temperatura. Durante o inverno (o seu período de hibernação), retira as folhas pretas que já não são necessárias para a realização da fotossíntese.

Características das plantas carnívoras
Há várias espécies de plantas carnívoras em Portugal Pixabay
A água e o sol são importantes para manter uma planta carnívora viva. Não é recomendável regá-la diretamente com água da torneira. Deves optar por água destilada ou por água da chuva, num procedimento que deve ser diário.

Além disso, as plantas carnívoras precisam de muita luz e deverão estar, no mínimo, entre três a quatro horas sob a exposição direta do sol. São plantas de exterior resistentes, capazes de suportar entre 35°C a 40°C na temporada mais quente do ano e até -5°C durante o inverno.

Alimentação das plantas carnívoras

As plantas carnívoras comem mosquitos, moscas e, em algumas situações, também comem larvas e crustáceos. Apesar de designadas plantas insetívoras não devem ser utilizadas como repelentes de insetos.

Alimentação das plantas carnívoras
Estas plantas aliementam-se sozinhas através da captura de presas Pixabay
A alimentação das plantas carnívoras acontece naturalmente, sendo a digestão feita por enzimas proteolíticas. As plantas carnívoras são capazes de criar armadilhas para as suas presas de maneira independente, logo não será necessário comprar o seu alimento.

Uma das recomendações dos especialistas é evitar tocar ou despertar a atenção da planta carnívora para a sua presa, pois podem acabar por morrer.

Que tipos de plantas carnívoras existem? 

Se um dos teus objetivos este ano é cultivar plantas carnívoras, apresentamos-te os tipos de plantas carnívoras que existem.

  • A planta carnívora mais comum é a drosera. É conhecida por enrolar os insetos nas suas folhas e levá-los até ao seu centro, onde é feita a digestão;
  • A dioneia é talvez a planta carnívora que mais faz lembrar as inimigas do Super Mario. Pode variar entre 5 a 15 cm de altura e tem uma boca para apanhar as presas. Adapta-se facilmente a ambientes interiores;
  • A sarracenia é uma planta carnívora robusta, capaz de sobreviver a temperaturas extremas e está muito presente em jardins e pântanos;
  • As plantas carnívoras do género Nepenthes são plantas trepadeiras com cores chamativas e no seu interior conseguem prender os insetos. Podem assumir grandes dimensões, e são capazes de capturar e ingerir pequenos mamíferos e pássaros. Não são recomendadas para as casas.

Se preferires podes ter outras plantas no jardim. Conhece as nossas dicas sobre como ter um jardim bonito todo o ano.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade