As ripas de madeira voltaram a ser muito utilizadas na decoração e podem mudar facilmente o interior de uma casa.
Comentários: 0
painéis de madeira
Foto de Bernard Hermant no Unsplash

O revestimento das casas de montanha, e em particular das tabernas, com ripas de madeira, era obrigatório há alguns anos para dar aos espaços um aspeto mais rústico. No entanto, este material também passou a ser muito utilizado para decorar a casa. Com as novas texturas e cores da moda, os painéis de madeira escura estão, por isso, datados. A pensar nisso, deixamos-te algumas dicas para pintar e restaurar ripas de madeira e devolver o brilho e modernidade às divisões.

ripas de madeira antigas
GTRES

Renovar ripas de madeira: como fazer

Para dar vida nova às paredes com painéis de madeira, há algumas etapas que deves seguir. Primeiro, pergunta a ti mesmo porque queres fazer isso: por razões estéticas? Para acompanhar melhor a decoração? Para aumentar o brilho? Essas perguntas vão ajudar-te a entender de que cor deves pintar as ripas de madeira. Se pretendes dar mais luz a uma divisão revestida com a cor clássica da madeira, o branco e as suas tonalidades, desde o marfim ao cinzento ao cinzento pomba claro, são os preferidos. Mas se quiser esdar um toque mais pessoal, podes optar por cores mais ousadas e igualmente "country", como um lindo verde sálvia.

pintar painéis de madeira
GTRES

Ripas de madeira com efeito boiserie

Uma segunda pergunta a fazer é: como queremos pintar as ripas de madeira? Para cobrir as veias ou realçá-las? Essa pergunta é essencial para entender qual tipo de tinta escolher. Caso queiramos cobrir tudo para obter um efeito boiserie, podemos optar por esmaltes opacos. Caso contrário, podemos optar por vernizes que permitam ver o grão da madeira com transparência, ao mesmo tempo que branqueiam as ripas. 

renovar ripas de madeira
GTRES

Ripas de madeira já pintadas: o que fazer?

Se desejas redecorar uma parede de ripas já pintada, pode ser necessário usar decapante ou lixar as tábuas de madeira com lixa de grão médio para remover a tinta anterior. Após a aplicação da nova tinta, o ideal é lixar com lixa de grão fino entre as demãos, para dar um efeito mais refinado. Se optares por uma tinta de giz, esta costuma "aderir" sem necessidade de lixar, mas será necessário limpar bem e desengordurar a superfície antes de iniciar o trabalho.

pintar ripas de madeira
GTRES

Como tratar painéis de ripas de madeira

Mas como proceder, concretamente, para renovar as ripas de madeira. Aqui está um processo passo a passo:

  • Material: precisamos de lixa para decapar ou alisar, massa para reparar eventuais imperfeições, espátula de aço, um ou dois pincéis, quantidade suficiente de tinta (primer + esmalte ou giz + protetor, dependendo da técnica escolhida).
  • Tratar as ripas removendo a tinta, lixando ou rebocando onde necessário. Limpar bem e desengordurar. Deixar secar perfeitamente.
  • Dar uma camada de base ou aplicar uma primeira camada de tinta giz, dependendo da tua escolha. Deixar secar perfeitamente; passar lixa fina para alisar e retirar o pó com um pano.
  • Passar uma ou duas demão de esmalte fosco ou brilhante, com pincel ou spray, para uma cobertura perfeita. Também neste caso deixar secar completamente e lixar com papel de grão fino para dar acabamento. Se optares por uma tinta giz, aplica também uma ou duas demão neste caso para efeito de cobertura, ou faz uma "lavagem" de cor a cor sem esconder os veios. Lixar a tinta perfeitamente seca, retirar o pó e aplicar um protetor.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta