Elimina divisórias, utiliza materiais naturais como a madeira ou a pedra e aposta na eficiência energética.
Comentários: 0
cozinhas
Unsplash

O início do ano é sempre tempo de boas resoluções e desejos. Por que não reformar a casa? Se estás a pensar dar um novo estilo à casa ou renová-la porque existem elementos deteriorados ou desatualizados, este é o momento ideal. Eis algumas das obras em casa que podes fazer para arrancar 2023 com espaços renovados e mais confortáveis. 

Uma casa moderna: o natural está na moda

A troca dos revestimentos é uma daquelas reformas que sozinhas são capazes de dar um ar completamente diferente à nossa casa. Este novo ano é perfeito para fazê-lo. Apostar na madeira em pisos e bancadas; por pedra, argamassa ou microcimento nas paredes e por fibras naturais em tapetes, candeeiros e acessórios de decoração. O papel de parede também está na moda, o mesmo não acontece com o gotelé.

materiais naturais
Unsplash

Adeus divisórias: ganhar amplitude

Não é novidade, mas as tendências de decoração apostam em espaços abertos, luminosos e funcionais. Se estás a pensar em fazer uma grande reforma e a casa não é muito espaçosa, abrir a cozinha para a sala de jantar é uma das melhores soluções para ganhar espaço.

Se a ideia de um espaço totalmente aberto não o seduz totalmente, as divisórias móveis ou janelas são a alternativa perfeita. Uns para ganhar privacidade se estiveres a cozinhar e evitar perturbações na zona da sala, outros para ter uma cozinha fechada mas com a amplitude visual e luminosidade de uma aberta.

Funcionalidade na casa de banho e cozinha

Remodelar a casa de banho e a cozinha são duas grandes reformas. Adiá-los é um erro. A razão não é apenas estética, mas também funcional. E não devemos esquecer que as instalações de encanamento se deterioram com o tempo e podem ser desagradáveis. Portanto, este 2023 é o melhor momento para começar a trabalhar.

Na casa de banho opta, por exemplo, por sanitas susprensas que ocupam menos espaço e facilitam a limpeza; por torneiras com sistemas economizadores de água e por uma boa iluminação. Na cozinha, bancadas em materiais naturais e móveis em madeira. 

casas de banho
Unsplash

Compromisso com a eficiência energética

Se ainda não o fizeste, uma das reformas que deves considerar sim ou sim para começar o ano é esta.  A verdade é que quando falamos de eficiência podemos englobar diferentes trabalhos, desde a instalação de painéis solares para autoconsumo até à melhoria do isolamento, substituição de janelas velhas ou renovação daquela caldeira que já tem alguns anos.

O mais interessante de tudo isso é que podes aproveitar as ajudas públicas para melhorar a eficiência energética em residências e edifícios. Desta forma irá poupar a dobrar: na fatura da eletricidade ou do gás e no custo da instalação. Além de energia, também podes economizar água instalando torneiras inteligentes ou sistemas de irrigação automática. Sem esquecer, claro, da substituição da banheira por um chuveiro.

Além da eficiência, conforto: domótica

A instalação de sistemas de automação residencial está cada vez mais fácil e, em contrapartida, oferece inúmeras vantagens. A possibilidade de controlar o aquecimento, persianas ou toldos a partir de dispositivos eletrónicos é uma ajuda para racionalizar o gasto de energia .

Enquanto isso, o controlo remoto da iluminação ou de alguns eletrodomésticos torna a vida muito mais conveniente. Tudo isso sem esquecer que a automação residencial ajuda a melhorar a segurança da casa com sistemas de alarme.

Se estás a pensar reformar a casa este ano e não sabes por onde começar, essas ideias podem ser um ponto de partida perfeito. Depois é só pôr mãos à obra e desfrutar de uma casa mais moderna, eficiente e confortável .

domótica
Pixabay
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade