
O sofá-cama é um elemento fundamental em qualquer casa, capaz de aliar funcionalidade e estilo num único móvel. Um sofá-cama, na verdade, é muito útil tanto para descansar à noite, talvez em frente à TV, quanto para acomodar amigos ou familiares durante as suas visitas. No entanto, nem todos são iguais: o tamanho do sofá-cama e o mecanismo de abertura podem fazer a diferença. Essas variáveis podem influenciar o conforto para sentar e descansar, bem como na integração do sofá na divisão e mobiliário.
Quais são as medidas padrão de um sofá-cama de casal?
Em geral, as dimensões padrão de um sofá-cama de casal são de aproximadamente 160-180 cm de largura e 190-200 cm de comprimento quando aberto. Isso significa que, fechado, o sofá terá aproximadamente 200 a 220 cm de largura, levando em conta também o espaço ocupado pelos apoios de braço.
No entanto, também existem modelos de sofás-cama de casal mais compactos, ideais para espaços menores. Eles geralmente têm uma largura de 140 cm e um comprimento de 190 cm quando abertos. Por isso, quando estão fechados ocupam um espaço de cerca de 180 cm de largura.
Por fim, não te esqueças de levar em conta o espaço necessário para abrir o sofá-cama. Por exemplo, para um modelo dobrável, precisarás de pelo menos 210 cm de profundidade livre na frente do sofá.

Qual o tamanho de um sofá-cama de solteiro?
O sofá-cama de solteiro é uma solução prática para espaços pequenos, especialmente em termos de largura. As suas medidas podem variar, mas o comprimento de um sofá-cama de solteiro geralmente varia entre 180 e 200 cm, enquanto a largura é de cerca de 80-90 cm quando ele está aberto como uma cama. Quando fechado e usado como sofá, a largura pode ser reduzida para 70-80 cm. Geralmente, elementos que poderiam ocupar espaço, como apoios de braços ou de pés, são minimizados nesses modelos.

Mecanismo de abertura do sofá-cama: qual escolher?
Como o principal objetivo do sofá-cama é economizar espaço e conseguir uma cama extra quando necessário, existem diversos mecanismos de abertura disponíveis no mercado. Escolher o certo pode ajudar-te a adaptar melhor o sofá ao ambiente. Assim, entre os mecanismos mais populares estão o clássico, a sanfona, a dobrável ou rebatimento.
- O clássico sistema de abertura esconde o colchão sob os assentos. Isso significa que tens que remover a mola caixa e colchão de baixo das almofadas. Esses elementos geralmente são dobrados em três partes e unem-se quando removidos. É o sistema mais confortável e tradicional, embora possa ocupar mais espaço.
- O sistema sanfona: neste caso, o colchão também se dobra em três, mas o assento sobe para cima para criar uma verdadeira cabeceira.
- O sistema dobrável é um mecanismo simplificado composto por apenas duas peças, pelo qual puxando o assento consegues ter o espaço ideal para dormir. Pode ser um pouco menos confortável, mas certamente é prático.
- O sistema de rebatimento: neste último caso, o encosto dobra 180 graus, expondo a cama sob o assento.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta