
A secagem de flores é uma arte milenar que permite manter a beleza e o charme das plantas muito além da sua floração e ciclo de vida. As flores secas não são apenas belas lembranças para guardar, mas também oferecem infinitas possibilidades decorativas para a casa. Descobre quais flores são mais adequadas para secar e as técnicas para obter o melhor resultado.
Quais são as melhores flores para secar?
Nem todas as flores são adequadas para secar, mas algumas prestam-se particularmente bem a esse processo, mantendo a beleza durante meses, depois de cortadas. Flores ideais para secar:
- Lavanda: Com um aroma inconfundível, a lavanda é ideal para secar e pode ser usada em saquinhos perfumados.
- Rosa: Especialmente aqueles com pétalas mais grossas mantêm bem a cor e a forma. Podem ser secas inteiras, mas também apenas as pétalas.
- Margarida: Esta flor, além de ter uma beleza simples e delicada, é ideal para secar, ideal para dar um toque rústico a qualquer composição.
- Centáurea: Com as cores azuis vibrantes, a centáurea é uma ótima opção para criar contrastes especiais em arranjos de flores secas.
- Girassol: Embora exijam um pouco mais de cuidado, os girassóis secos podem trazer vibração a qualquer ambiente.

Todos os melhores métodos para secar flores
Secar flores é uma verdadeira arte e, como tal, cada um tem os seus próprios truques experimentados e testados ao longo dos anos. Existem vários métodos para secar flores, cada um com as suas próprias vantagens, mas também desvantagens.
Secar flores no forno
O método do forno é ideal para quem procura um resultado rápido. Para secar as flores no forno, começa por pré-aquecer o forno a uma temperatura baixa, em torno de 30-40°C. Coloca as flores numa assadeira coberta com papel manteiga, tomando cuidado para não sobrepô-las.
Deixa a porta do forno ligeiramente aberta para permitir que a humidade escape. Verifica as flores com frequência e remove-as quando estiverem completamente secas, geralmente após 2-4 horas.
Secar as flores com sal
O sal é um ótimo agente de secagem que pode ajudar a manter a cor das flores. Para usar este método, enche um recipiente com uma camada de sal grosso e coloca delicadamente as flores por cima.
Cobre as flores completamente com mais sal e fecha o recipiente. Deixa descansar por cerca de uma semana, verificando de vez em quando em que estágio está o processo. Por fim, verifica quais flores guardar e quais descartar, tomando cuidado onde deitar as flores secas.
Secagem de flores em livros
Prensar livros é um método tradicional que funciona bem para flores planas como margaridas. Coloca as flores entre duas folhas de papel toalha e coloca-as dentro de um livro pesado. Acrescenta mais livros em cima para aumentar o peso.
Deixar as flores pressionarem por pelo menos duas semanas, verificando periodicamente até que estejam completamente secas e planas. Lembra-te da toalha de papel: é essencial evitar estragar as páginas do livro.

Secagem de flores com spray de cabelo
O spray de cabelo pode ser usado para fixar a forma e a cor das flores secas. Depois de secar as flores com um dos métodos mais comuns, borrifa uma pequena quantidade de spray de cabelo em toda a superfície das flores. Isso ajudará a evitar que elas se desintegrem com o tempo.
É possível secar as flores mantendo a cor?
Um dos problemas mais comuns na secagem das flores é a perda da cor original. Um truque eficaz é colher as flores de manhã cedo, quando ainda estão frescas e cheias de cor. Além disso, as flores devem ser cortadas na base, tendo o cuidado de retirar primeiro todas as folhas. Para garantir o resultado ao longo do tempo, o método de spray de cabelo (ou outros sprays fixadores) também é particularmente eficaz.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta