Há regras específicas para frequentar espaços de lazer em segurança e evitar novos contágios de Covid-19. Explicamos tudo.
Comentários: 0
É seguro ir ao cinema agora no desconfinamento?
Photo by Denise Jans on Unsplash

Depois de meses fechados em casa por causa da pandemia, a vontade de sair e fazer planos de lazer começa a aumentar. Além de passear ao ar livre, que é o mais seguro para minimizar riscos de contágio da Covid-19 - segundo as autoridades de saúde -, muitas pessoas querem ir ao cinema ou ao teatro, por exemplo, dentro de espaços fechados. Isto já está permitido, no âmbito do desconfinamento em curso no país, mas para travar o surto é preciso cumprir as regras de segurança.

Neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news, explicamos-te tudo.

Tenho dois filhos adolescentes e entraram no final e junho de férias escolares. Tem sido fácil manter os miúdos em casa e agora com o desconfinamento os argumentos começam a faltar. Ambos têm insistido para ir ao cinema, local que não frequentam desde fevereiro. Tenho receio de permitir. Podem informar-me sobre as medidas estabelecimentos para as salas de cinema?

Todos conhecemos as dificuldades dos pais em manter os jovens em casa. Mas é tempo de voltar a ver a vida com outros olhos e frequentar espaços de lazer, os cinemas e os teatros.

Há regras específicas que todos devem conhecer, inclusivamente os jovens.

  • Higienização

Antes da abertura de portas e logo após o final de cada sessão, as salas deverão ser higienizadas. Também as superfícies, as instalações sanitárias e “pontos de contacto” serão limpas e desinfetadas periodicamente.

  • Bilhetes de ingresso

Todos os espetáculos, em sala ou ao ar livre, deverão garantir a existência de bilhetes de forma a respeitar a lotação máxima. Por isso, só será permitido o acesso aos portadores de bilhete de ingresso, ainda que o espetáculo seja gratuito.

  • Regras para a entrada e saída da sala

Os espetadores deverão usar máscara de proteção, incluindo no interior das salas de espetáculos e de exibição de filmes cinematográficos.

As entradas e saídas de pessoas vão ter circuitos próprios e separados.

As áreas de espera e de atendimento serão organizadas de forma a evitar a formação de filas, garantindo o distanciamento de 2 metros entre pessoas que não sejam coabitantes.

O público deve entrar na sala por ordem de fila, no sentido do palco ou do ecrã para a entrada da sala, devendo a saída ser organizada em sentido inverso.

Não devem existir intervalos durante as sessões, ou existindo, os mesmos deverão ser reduzidos ao mínimo indispensável.

  • Ocupação de lugares nas salas

Os lugares ocupados deverão assegurar um lugar de intervalo entre os espectadores que não sejam coabitantes, sendo que na fila seguinte os lugares ocupados deverão permanecer desencontrados.

  • Os nossos conselhos
  1. Compra os bilhetes de ingresso antecipadamente, preferencialmente em dia anterior à realização do espetáculo e por via eletrónica.
  2. Para o pagamento do bilhete, sempre que possível, usa cartão sem contacto – contactless. 
  3. Vai com tempo, pois as novas regras para entrar na sala podem gerar alguma demora.
  4. No interior da sala segue a sinalização de circuitos e marcações físicas de distanciamento.
  5. Respeita a indicação do teu lugar para evitar constrangimentos antes do início do espetáculo e a salvaguardar as distâncias de segurança recomendadas.

Conta com o apoio da DECO através do número de telefone 21 371 02 00, do endereço eletrónico decolx@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos nas páginas do Facebook, Twitter, Instagram, youtube e Linkedin.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade