A inovadora iniciativa faz parte do “Tokyo Toilet Project” e pretende mudar a preceção que temos dos WC's públicos.
Comentários: 0
Exterior
Iluminadas, à noite Photo by Satoshi Nagare

Há duas coisas com as quais nos preocupamos sempre que entramos numa casa de banho pública – especiamente aquelas que ficam localizadas num parque. A primeira é a limpeza, e a segunda é se está alguém lá dentro. Mas o modelo  que hoje apresentamos é em tudo diferente do habitual, e pretende mostrar que estes espaços de utilização pública não são necessariamente escuros e sujos e que qualquer cidadão pode utilizá-los sem ter medo de ter uma má experiência. Neste caso, mais parecem obras de arte.

Este exemplar, recentemente instalado na capital japonesa, Tóquio, foi desenhado pelo arquiteto Shigeru Ban e pode ser encontrado no Yoyogi Fukamachi Mini Park. Desde fora, e graças à tecnologia recente, os utilizadores podem verificar a limpeza e se alguém está a utilizar a casa de banho; depois, o vidro exterior torna-se opaco quando alguém se tranca no interior. À noite, a instalação ilumina o parque como se se tratasse de uma bela lanterna.

Estas casas de banho “transparentes”, símbolo da hospitalidade da cultura nipónica, fazem parte do projeto “Tokyo Toilet Project”, uma iniciativa a cargo da Nippon Foundation. O objetivo passa por redesenhar 17 espaços na localidade de Shibuya com a ajuda de 16 criadores convidados de todo o mundo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta