Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Arte urbana: Saramago esculpido por Vhils numa universidade de Madrid

O artista português Alexandre Farto,conhecido como Vhils, fotografado pelo DN.
O artista português Alexandre Farto,conhecido como Vhils, fotografado pelo DN.
Autor: Redação

Internacionalmente conhecido por criar rostos esculpidos com técnicas e materiais pouco habituais, o artista português Alexandre Farto, que assina como Vhils, vai agora dedicar-se a criar a imagem de José Saramago em Madrid. Os trabalhos do graffiteiro lisboeta para esculpir o rosto do Nobel da Literatura na fachada da Universidade Carlos III, na capital espanhola, arrancam na próxima quinta-feira.

Esta “intervenção” num espaço público, onde passam diariamente milhares de pessoas, faz parte da programação da mostra de cultura portuguesa que decorre em Espanha até ao fim do ano, tal como explica a Lusa..

Diogo Infante e Rodrigo Leão estão entre os vários artistas portugueses presentes na 14ª. Mostra Cultura Portugal, organizada pela embaixada de Portugal em Madrid.

Alexandre Farto nasceu em Lisboa, em 1987, terminou os seus estudos de Arte em 2008, em Londres, tendo iniciado a atividade como artista urbano em 1998, com a pintura de muros e comboios, na margem sul do rio Tejo.

O rosto de Amália Rodrigues na calçada em Lisboa é apenas um dos muitos trabalhos criativos de Vhils, que opta por utilizar uma xtensa lista de elementos como explosivos, martelos pneumáticos, lixívia, produtos de limpeza, ácidos corrosivos, café, além dos tradicionais sprays, stencils e tintas.