bem-estar

Bem-estar em Portugal melhorou, mas qualidade de vida está estagnada

O Índice de Bem-estar (IBE) da população portuguesa recuperou no ano passado os níveis pré-pandemia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que apontam para um valor acima do verificado em 2019. O índice traduz duas perspetivas de análise, nomeadamente as condições materiais de vida, e a qualidade de vida que, ainda assim, estagnou nos últimos anos.
amuletos da sorte

Trazer o "bem" para dentro de casa: os melhores amuletos da sorte

O mobiliário doméstico não se caracteriza apenas por elementos funcionais ou estéticos. Os símbolos também são fundamentais para criar um ambiente sereno e personalizado. Existem vários objetos da sorte, considerados como tal por muitas culturas, que podes incluir na decoração sem distorcê-la. Descobre, então, o que é bom para ter em casa e porquê.
férias

Ir de férias e relaxar: 7 truques para desligar (mesmo) do trabalho

Ir de férias descansado parece uma tarefa relativamente simples. Será mesmo assim? Há quem não consiga relaxar e desligar do trabalho durante esse período. Mas é fundamental fazê-lo para manter o bem-estar e garantir uma experiência de férias tranquila e sem preocupações. Há 7 perguntas-chave a fazer antes de ires férias que podem ajudar-te a descontrair.
ter sono

Bem-estar e saúde: a diferença entre ter sono e estar cansado

O meio caminho entre ter sono e estar cansado parece o mesmo, mas não é bem assim. Existem várias razões subjacentes à sonolência e ao cansaço, que se manifestam de diferentes formas no nosso corpo. Para saber lidar melhor com eles é preciso, antes de nada, distingui-los.
Viena, Áustria

Estas são as cidades mais (e menos) habitáveis do mundo em 2023

Pelo segundo ano consecutivo, a capital austríaca, Viena, leva para casa o galardão de cidade mais habitável do mundo em 2023, seguida por Copenhaga, na Dinamarca. Sydney e Melbourne saltaram no ranking para reivindicar o terceiro e quarto lugares, respetivamente. Em causa está o Índice Global de Habitabilidade 2023 da Economist Intelligence Unit (EIU).
saúde mental

“Precrastinação”: o risco de querer fazer tudo (demasiado) depressa

Há quem "adore" procrastinar – adiar ou prolongar uma tarefa, compromissos ou atividade – e quem, pelo contrário, sofra da síndrome oposta: o da “precrastinação”. Trata-se de pessoas que levam muito a sério o ditado “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje” e vivem obcecadas em riscar da lista de tarefas as coisas que têm para fazer. Mas será que o querer fazer tudo demasiado depressa comporta riscos? A verdade é que a máxima eficiência também tem um lado negativo.
Exercício físico: como promover o bem estar em casa ou no escritório

Mente sã, corpo são: dicas para fazer mais exercício físico em 2023

Seja por falta de tempo ou vontade, ou porque está mau tempo para ir ao ginásio, são várias as razões que nos levam a abraçar hábitos sedentários. O sofá por vezes chama mais alto que o exercício e são muitas as pessoas criativas com várias desculpas para deixar o exercício físico para depois. No entanto, a verdade é que existem pequenas mudanças que podes praticar no dia a dia, quer no trabalho, quer em casa e que podem fazer diferença: melhorar a saúde e bem-estar, sem grande dificuldade. Se penas mudar o teu estilo de vida em 2023, este artigo é para ti.