
Gigante chinês da construção na corrida à compra da Brisa
Um grupo chinês liderado pela China State Construction Engineering Corp. está entre os interessados da operadora rodoviária portuguesa Brisa. O gigante público da construção formou um consórcio com o fundo de investimento chinês CNIC Corp. e o Fundo de Desenvolvimento de Cooperação China-Países de Língua Portuguesa, aberto a mais investidores, para entrar na corrida à Brisa, um negócio que poderá ultrapassar os 3 mil milhões de euros e deverá estar fechado até julho.
Receitas com portagens bateram recordes no ano passado: 1.035 milhões de euros
No ano passado as receitas das portagens atingiram 1.035 milhões de euros, o valor mais alto de sempre. Trata-se, de resto, de um montante 65% superior face ao registado em 2012, ano em que – durante a intervenção da Troika – as receitas atingiram o valor mais baixo da última década: 628 milhões de euros.

Portagens vão ficar mais caras e podem subir 1,4%
A subida da inflação poderá levar a aumentos de 1,4% no preço das portagens já a partir do próximo ano. As concessionárias de autoestradas – Brisa e Infraestruturas de Portugal – têm até quarta-feira (15 de novembro) para entregar a proposta de atualização das taxas de portagens ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).
Portagens: Via Verde lança portal para regularizar dívidas
A Via Verde acaba de lançar o portal "Pagamento de Portagens" que permite a regularização de dívidas de portagens por clientes nacionais ou estrangeiros antes daquelas chegarem à Autoridade Tributária, evitando o pagamento de coimas que lhes estejam associadas.
Portagens: descontos para quem pagar dívidas até ao final de setembro
Tens dívidas antigas e coimas por não teres pago a tempo as taxas de portagem? Se forem de antes de 30 de abril podes pagá-las até ao final de setembro com desconto, de acordo com o regime excecional de regularização publicado ontem em Diário da República e que entra em vigor a 01 de agosto.

Brisa deve 110 milhões de euros de IRC ao Fisco
As Finanças decidiram inspecionar as contas da Brisa, em 2010, e concluíram que a empresa deve 110 milhões de euros de IRC, referentes a uma mais-valia gerada pela venda de uma participação de 16,35% que detina na Companhia de Concessões Rodoviárias, no Brasil.

Novo escândalo de corrupção rebenta agora na expropriação de terrenos para auto-estradas da Brisa
A Policia Judiciária (PJ) do Porto está a investigar mais de 100 expropriações amigáveis de terrenos por parte da Auto-Estradas do Douro Litoral (AEDL), em nome do Estado. As autoridades suspeitam de crime num esquema que envolve engenheiro da Brisa e terá rendido 13 milhões de euros a empresário da construção civil.

Brisa investe 100 milhões de euros no melhoramento de vias
A Brisa pretende fazer um investimento na sua rede principal de autoestradas na ordem dos 100 milhões de euros em 2014 e 2015, sendo que cerca de 55 milhões serão aplicados já no próximo ano.

rumores
ministro espanhol preocupado com impasse em itália: o ministro espanhol dos negócios estrangeiros, garcia-margallo, que se reúne hoje com paulo portas, disse estar muito preocupado com o impasse político em itália.

mota-engil entra na corrida à privatização da ana
a construtora mota-engil apresentou uma proposta não vinculativa para concorrer à privatização da ana - aeroportos de portugal, integrando-se num consórcio liderado pelos colombianos do grupo odinsa.

fundos alertam para possível retirada de bolsa da cimpor
na sequência da oferta pública de aquisição (opa) do grupo brasileiro camargo corrêa à cimpor ficaram muito poucas acções da cimenteira portuguesa na bolsa.

rumores
fisco e psp na rua de olho nos sinais exteriores de riqueza: a colaboração entre a polícia de segurança pública e a autoridade tributária vai ser reforçada com vista à deteção de sinais exteriores de riqueza dos contribuintes que não tenham reflexo na declaração de irs.
cgtp volta a atacar novas regras laborais
o líder da cgtp voltou a criticar o governo pela revisão do código do trabalho, distribuindo também críticas pelo presidente da república que tem promulgado todas as leis.

rumores
maior banco da europa despede duas mil pessoas: o banco britânico hsbc, o maior da europa, vai eliminar 2.000 postos de trabalho no reino unido, num vasto plano de redução de custos, indicou esta quarta-feira fonte próxima do processo à france presse.

rumores
portugueses 273 euros mais pobres por mês: a dívida pública portuguesa aumentou 5,809 mil milhões de euros só nos primeiros dois meses deste ano, atingindo 190,1 mil milhões em fevereiro, contra 184,291 mil milhões em dezembro de 2011 (107,8% do pib) e os 161,1 mil milhões de 2010 (93,3% do pib), re

governo não se mete na opa à cimpor
o ministro da economia, álvaro santos pereira, disse esta quarta-feira que o governo acompanha as ofertas públicas de aquisição (opa) da cimpor e da brisa, mas não intervém.

brisa vai investir 100 milhões a renovar auto-estradas até 2014
o grupo brisa prevê até 2014 realizar um investimento médio anual na ordem dos 100 milhões de euros, avançou esta quarta-feira a concessionária num encontro com jornalistas, no qual sublinhou que “não sendo uma empresa construtora, assume-se hoje como o maior investidor privado em construção”.
autoestrada que custou 11 milhões por quilómetro não tem carros
a a32 foi inaugurada há cinco meses e dá a sensação de ter tido mais gente a falar dela do que a percorrê-la. de acordo com o jornal de notícias, a autoestrada que custou 11 milhões por quilómetro (386 milhões, no total) está às moscas.

governo corta nas novas concessões de auto-estradas
o ministério da economia e emprego vai cancelar parte do investimento contratado com a subconcessão da baixo tejo, eliminando seis dos 10 troços que compõem o empreendimento adjudicado em 2009 ao consórcio liderado pela brisa.
brisa concorre à privatização das maiores auto-estradas da turquia
a brisa está a constituir um consórcio que irá concorrer à privatização das maiores auto-estradas e pontes na turquia, cujo processo será lançado este mês ou no próximo.
portagens automáticas levam brisa a investir 6,2 milhões
a brisa investiu no terceiro trimestre deste ano 6,2 milhões de euros na instalação da sua rede de máquinas automáticas de pagamento de portagem, no âmbito do seu novo projecto de eficiência, designado "e-toll", revela o jornal de negócioso projecto, que será apresentado a 22 de novembro no dia do i