Estudos recentes da Consumer Reports sobre a satisfação e fiabilidade das marcas automóveis mostram que a Rivian, a BMW e a Tesla foram as três mais populares em 2024, mas longe de serem as mais fiáveis. Quando se trata de fiabilidade, marcas japonesas como a Subaru, Lexus e Toyota tiveram um melhor desempenho. A satisfação é representada pela percentagem de proprietários que voltariam a comprar um automóvel da mesma marca, enquanto a fiabilidade é baseada nos dados do inquérito proprietário da Consumer Reports.
Um aspecto fundamental que emergiu destes dados é que a satisfação do proprietário não está necessariamente ligada à fiabilidade. Por exemplo, ambas as marcas de veículos elétricos do inquérito (Tesla e Rivian) obtiveram pontuações muito elevadas na satisfação, mas baixas na fiabilidade.
Por outro lado, marcas como a Acura e a Mazda têm pontuações elevadas em fiabilidade, mas baixas em satisfação.
Estes dados têm naturalmente limitações. A satisfação é altamente subjetiva e propensa a preconceitos (por exemplo, a Rivian é uma nova marca dirigida a um grupo demográfico específico) enquanto a fiabilidade é uma métrica complexa e difícil de avaliar com precisão. A Consumer Reports destaca também quais as marcas que satisfazem melhor os proprietários em áreas específicas. A Rivian obteve a pontuação mais elevada em termos de conforto, usabilidade e custos.
Em contraste, a Volkswagen registou as pontuações mais baixas na experiência de condução e na utilização. A Audi, outra marca do Grupo VW, ficou em último lugar em termos de espaço disponível no habitáculo.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta