Aprende como carregares o teu carro elétrico e onde podes fazê-lo.
Comentários: 0
Fazer carregamento de carros elétricos
Freepik

Ter um carro elétrico revela-se uma boa decisão. Este tipo de carro tem grandes vantagens. Atualmente, já é possível carregar o carro elétrico em diversos locais de norte a sul do país, mas também em casa. Com este guia completo de carregamento de carros elétricos, ficará a saber o indispensável para ter o(s) seu(s) carro(s) sempre a andar…

Quais os locais que permitem fazer o carregamento?

Quem pensa que só existem os convencionais postos de abastecimento para realizar o carregamento dos carros elétricos, está enganado. 

Embora possas carregar o veículo elétrico nas estações de serviço que disponham deste tipo de carregamento, também podes fazê-lo num dos postos de carregamento que pertencem à rede pública de mobilidade elétrica. Outra possibilidade passa por recorreres a um carregamento realizado no conforto da tua casa.

Como fazer carregamentos na rede pública?

Atualmente, quem tem um carro elétrico pode contar com os serviços de uma rede de abastecimento de mobilidade elétrica portuguesa de elevada qualidade. Esta rede tem apresentado grande desenvolvimento. 

No total, já há mais de 1250 pontos de carregamento (tomadas) no nosso país. Eles não só se encontram distribuídos de norte a sul de Portugal Continental, como também no arquipélago da Madeira. 

Posto de carregamento de carros elétricos
Freepik

Diferenças entre postos de carregamento

dois tipos de postos de carregamento distribuídos pelo nosso país, consoante as diferentes necessidades demográficas.

PCR: Postos de Carregamento Rápido 

Os Postos de Carregamento Rápido são uma das opções. Estes postos dispõem de pontos de carregamento de potência elevada que permitem a realização de uma transferência de eletricidade para os veículos elétricos numa potência alta, sempre superior a 22kW

Nestes postos, deve ter em conta os seguintes dados:

  • Os carregamentos são realizados em apenas 30 minutos. Devido à potência elevada dos postos, bastam apenas 20/30 minutos para carregar mais de 80% da bateria do veículo elétrico.
  • O custo de carregamento é distinto por se tratarem de postos com uma potência mais elevada. Neste caso, no máximo, podem ser cobrados 0,40€ por kWh ou 0,16 cêntimos por minuto.

PCN: Postos de Carregamento Normal

Estes Postos de Carregamento Normal apresentam pontos de carregamento que transferem eletricidade para os veículos elétricos numa potência igual ou inferior a 22kW.

Nestes postos, deve ter em conta os seguintes dados. Nos PCN, os carregamentos realizados são gratuitos ou de baixo custo. Embora a fase piloto de implementação destes postos tenha terminado em junho de 2020, ainda se podem encontrar alguns pontos de carregamento gratuitos. Estes postos raros não estão a cobrar os carregamentos como forma de incentivo à mobilidade elétrica.

Em maior número existem os outros postos em que o serviço já se encontra a ser taxado. Neste caso, os valores cobrados não ultrapassam os 3 cêntimos/min. Tanto podem ser cobrados ao minuto, como ao kW. 

Comparação da duração dos carregamentos

A duração dos carregamentos também é variável:

  • Para se realizar um carregamento de 100% da bateria nos pontos de potência mais baixa, de 3,7 kWh, o tempo de carregamento pode ser de 8 horas, no máximo.
  • Já para se realizar um carregamento de potência máxima, de 22 kWh, para se alcançar cerca de 80% da autonomia total da bateria, o tempo de carregamento pode ser de apenas 1 hora.

Como recorrer a estes postos de carregamento?

Nem todos podem utilizar estes postos de carregamento. Para carregar o carro elétrico nos pontos da rede pública de mobilidade elétrica, é necessário: 

  • Ter o cartão de acesso aos postos de carregamento da rede pública;
  • Aderir a um CEME (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica) e esperar que o cartão de acesso aos postos de carregamento da rede pública de mobilidade elétrica seja enviado.

Para poderes utilizar um dos pontos de carregamento da rede de abastecimento de mobilidade elétrica portuguesa só tens que ter um cartão de acesso. Este cartão deve ser adquirido num dos vários Comercializadores de Eletricidade para Mobilidade Elétrica (CEME). Assim, ainda terás direito a descontos e a outras vantagens.

Qual o procedimento a realizar nos postos de carregamento?

A utilização dos postos de carregamento da rede pública deve cumprir estes passos:

  1. Primeiro, estando já num posto, deves passar o cartão para selecionares o carregamento e a tomada. 
  2. Em seguida, liga-a ao veículo para iniciares o carregamento.
  3. Então, deves aguardar que o veículo elétrico fique carregado para poderes sair do posto de carregamento da rede pública. 
  4. Posteriormente, passa o cartão mais uma vez no posto de carregamento para concluíres o carregamento. 
  5. Por fim, desliga a ficha do veículo e segue viagem.

Nota: Neste procedimento, o valor cobrado será debitado consoante a modalidade de pagamento contratada e apresentado na fatura mensal.

Carregamento de carros elétricos em casa
Freepik

O que é necessário para carregar o carro elétrico em casa?

No mercado, é possível encontrar vários modelos disponíveis. As soluções carregamento doméstico vão desde 3,7 kW até 22 kW. Tem em conta que a potência máxima de carregamento está sempre limitada à potência do carregador interno do carro, frequentemente identificado como OBC (on-board charger).

Tem em consideração a instalação elétrica da habitação e analisa as opções disponíveis. Há tipos de conectores distintos. Além disso, tem em conta a comodidade de utilização (se desejas fazer a gestão de acessos através de smartphones ou a monitorização de consumos e até a ligação com o aparelho).

Para carregar o carro elétrico em casa em segurança, recomenda-se o investimento num posto de carregamento doméstico. Este equipamento assegura um carregamento realizado com maior comodidade e rapidez. 

Deves investir num modelo de fácil instalação. Este tipo de equipamento garante um carregamento do carro elétrico seguro. Se tiveres um carregador para a tua casa, o carregamento para os mesmos 100 km de autonomia dependerá da potência do equipamento, sendo feito num espaço temporal que se situa entre 40 minutos a 4 horas.

É indispensável dispor sempre de uma solução técnica que seja adequada para o efeito, que apresente a potência requerida para o carregamento. É importante compreender que as tomadas domésticas comuns e a corrente dita convencional (2,3 kW) não só são insuficientes, como são inseguras. Por isso, para poderes carregar o seu veículo elétrico em casa rápida e eficazmente, não deves recorrer a essas tomadas.

1. Soluções de carregamento doméstico 

Podes recorrer a wallboxes que são uma das soluções de carregamento doméstico mais apreciadas. Este dispositivo consiste numa estação de carregamento doméstico que pode ser comprada e/ou alugada, dependendo do CEME escolhido para realizar os carregamentos do carro elétrico, seja na tua casa, seja na garagem. 

Existem wallboxes com várias potências disponíveis no mercado. Podes investir num exemplar com ou sem cabo e/ou tomada. Desta forma, esta solução que foi sobretudo pensada para casas térreas, atualmente já é possível ser usada em condomínios. 

Hoje em dia, a maioria das opções que se encontram no mercado já são comercializadas com apps específicas que possibilitam várias vantagens, como fazer a gestão dos carregamentos através do smartphone, por exemplo.

2. Tomadas e fichas para carros elétricos

Atualmente, podemos encontrar diversas opções de tomadas, fichas e cabos destinados a realizar o carregamento de veículos elétricos. Estes itens foram concebidos especificamente para o carregamento destes carros. 

No entanto, será sempre necessário recorrer a técnicos qualificados no momento de serem instalados. Naturalmente, quando os equipamentos apresentam maior potência, mais rápidos serão os carregamentos realizados. Apesar dessa vantagem, há a desvantagem de também implicar um consumo elétrico superior.

Desta forma, o conselho a dar é que no momento de comprares, opta por modelos com indicador de consumo. Desta forma, poderás controlar melhor os custos associados a cada carregamento. 

3. Cuidados a ter com as tomadas

Como já foi referido, as tomadas convencionais que se encontram por casa não são opções aconselhadas para o carregamento de carros elétricos. Estas tomadas não estão devidamente preparadas para suportar longas sessões de carga com correntes elevadas, o que as torna potencialmente perigosas quando usadas nessas funções. 

Em média, estas tomadas carregam a 10 amperes, o que levará a um tempo de carregamento de cerca de 6 a 8 horas para carregar o equivalente a 100 quilómetros de autonomia.

Em suma, para carregar o carro em casa, é necessário:

  • Ponto de carregamento instalado e acesso ao mesmo, devendo este estar adaptado ao modo de carregamento do carro elétrico;

  • Cabo de carregamento compatível com modo de carregamento do teu carro elétrico, com o tipo de conector do veículo elétrico e com o tipo de carregador;

  • Conectar uma extremidade do cabo de carregamento ao veículo e ligar a outra extremidade à tomada do carregador, caso o carregador seja do tipo tomada;

  • Dependendo do tipo de carregador que usar e do modo de autenticação, em determinados casos pode ser necessário usar um cartão RFID ou uma app no seu smartphone para poder dar início ao carregamento do seu veículo elétrico;

Nota: Uma vez iniciado o carregamento com autenticação, o cabo ficará bloqueado e não pode ser desconectado até que a carga do teu veículo elétrico seja interrompida ou terminada.

Qual é o melhor horário para carregar o carro elétrico?

Depende. Primeiro, deverás verificar o teu tarifário de eletricidade para saberes como beneficiares no momento de carregar o veículo. 

Por exemplo, se tens opção horária bi-horária ou tri-horária, então, deves carregar o carro elétrico durante a noite, uma vez que essas horas são mais vantajosas. O carregamento do veículo será incluído na fatura de eletricidade, segundo as condições contratualizadas com o comercializador.

Quanto tempo demora a carregar um carro elétrico em casa?

Como vimos, depende da forma como se faz o carregamento e do equipamento usado:

  • Se optares por carregar o carro numa tomada convencional, para carregares o equivalente a 100 km de autonomia, podes demorar cerca de 8 horas. 
  • Se optares por recorrer a um carregador, dependerás da potência do mesmo. 
Instalação para carregamento de carros elétricos
Freepik

É necessário fazer alterações à instalação elétrica para instalar um posto de carregamento?

Geralmente, para fazer a instalação de um posto de carregamento numa habitação, deves instalar no quadro elétrico os respetivos equipamentos de proteção e fazeres a passagem do cabo de alimentação entre o quadro elétrico e o carregador.

Há casos em que é necessário fazeres mudanças à instalação elétrica e situações em que tal não se revela preciso.

Sem alterações 

Pode não ser preciso fazer alterações às condições da tua atual instalação elétrica. No entanto, deve ser feita uma avaliação ao local, antes de ser instalado um carregador. Será positivo verificar a viabilidade técnica e a adequação da tua instalação elétrica. 

É importante ter em conta a potência disponível no local onde pretendes fazer a instalação do carregador, que deve ser superior à potência do carregador para assegurar que consegue manter o habitual consumo doméstico ao longo do carregamento do carro elétrico.

Com alterações

Em determinados contextos, poderá ser necessário alterar a instalação elétrica (mudar o quadro elétrico, cabos ou disjuntor). Se for necessário, terás de realizar um pedido de aumento de potência para conseguires fazer uso de uma potência de carregamento superior e assegurares que as necessidades de consumo da habitação são mantidas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta