Custo médio mensal da utilização de um carro em Portugal é de 1.160 euros. Só é maior nos Países Baixos, Noruega e Suíça.
Comentários: 0
Custo médio mensal de ser dono e de usar um carro
LeasePlan

Em 2022, o custo médio mensal da utilização de um carro em Portugal é de 1.160 euros, encontrando-se o país no quarto lugar de um ranking que integra 22 países. A liderar a lista está a Suíça, onde ser dono e usar um carro custa nada mais nada menos que 1.313 euros em média por mês. À frente de Portugal encontram-se ainda Noruega (1.249 euros) e Países Baixos (1.166 euros). Em causa estão dados que constam no Car Cost Index, um estudo anual realizado pela LeasePlan que analisa o custo de ter e de manter um automóvel.

Como é possível constatar na imagem, na cauda do ranking encontra-se a Grécia, onde o custo de ter e usar um carro é de apenas 905 euros por mês, em média. 

Segundo o Expresso, que se apoia em dados que constam no estudo, os veículos elétricos, em quase todos os segmentos e países europeus, “estão agora ao mesmo preço, ou mais competitivos, que os automóveis a gasolina ou a diesel”, isto “apesar do aumento dos preços dos combustíveis e da eletricidade”. No caso de Portugal, o custo total de propriedade de um automóvel familiar médio elétrico é 35% mais baixo que a média das alternativas a combustão e plug-in.

No que diz respeito aos utilitários, o custo mensal da propriedade de um automóvel elétrico é de 735 euros, menos 134 euros que um a gasóleo e menos 44 euros que um a gasolina. Relativamente aos automóveis familiares premium, a opção por um carro elétrico é também mais barata que a escolha por um a diesel, sendo a diferença de 599 euros: um elétrico pode custar 1.051 euros mensais e um a gasóleo 1.650 euros. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta