
Convenhamos, turbulência é coisa que ninguém gosta. Ainda que saibamos que o avião é o transporte mais seguro do mundo, poucos são aqueles que se sentem profundamente relaxados enquanto andam de avião. E como não queremos que deixes de conhecer o mundo só porque queres evitar os aviões, partilhamos contigo soluções para aumentares o teu leque de viagens sem tirar os pés da terra.
Viagens de comboio: pouca terra, pouca terra

Quem é que não adora uma boa viagem de comboio? A Europa é já aqui ao lado e podes conhecê-la de uma ponta à outra no conforto de uma carruagem de um comboio. Os caminhos de ferro espalhados por toda a Europa oferecem-te a possibilidade de conheceres 33 países e de passares umas férias a colecionar carimbos de novos sítios descobertos.
Existem muitas possibilidades de adquirires passes para fazer um interrail e passares dias e dias a cruzar fronteiras e colecionar memórias.
Nice
Não há quem resista às baguetes e ao vinho da região de Bordeaux. O país mais visitado do mundo está obviamente na nossa lista de destinos para visitar sem termos de ir de avião (e o TGV é, sem dúvida, muito rápido). E a verdade é que não está assim tão longe! Uma viagem de comboio de Lisboa até Nice, no sul de França, leva pouco mais do que um dia e merece muito a pena.
O romantismo de Nice não deixa ninguém indiferente e a zona de cote d'azur, conhecida por Riviera Francesa, é digna de uma especial atenção. De Montpellier a Nice há comboios que param em cada estação e te dão a oportunidade de explorar esta rica zona sem igual. Para não falar do saltinho que podes dar até Itália, que está mesmo ali ao lado, e ir almoçar uma verdadeira pizza ou começar um esparguete à bolonhesa.

Cinque Terre
Já que entrámos no país do Império Romano, é sem dúvida um must ir às praias das Cinque Terre (cinco terras). Um conjunto de 5 vilas centenárias localizadas na Riviera italiana. As casas coloridas cobrem a encosta e tornam a paisagem rústica e original. Encontras igrejas em granito à beira-mar, miradouros no topo das colinas e trilhos para explorar a pé.
E não te esqueças, não podes ir a Itália sem provares o pesto (original de da região da Ligúria), é obrigatório! Tens um comboio que te levará a cada uma das cinco terras e no qual podes fazer transbordo e apanhar outro para uma grande cidade italiana (Pisa, Florença, Turim... o céu italiano é o limite). É uma viagem digna de se fazer e sentir a energia italiana, que transborda de alegria e entusiasmo.

Viena de Áustria
Ah, a cultura austríaca… um país sem dúvida rico em termos culturais. Viena, a sua capital, tem um extenso legado artístico e intelectual e pode ser uma ótima escolha para o teu destino de férias. E a boa notícia: temos comboios até lá!

A viagem de Portugal – Áustria é de, nada mais nada menos, que 42 belas horas. Tens de mudar de comboio 8 vezes mas isso, na verdade, torna a viagem muito mais divertida. Vais em direção a um destino e acabas por conseguir conhecer muitos outros no decorrer no percurso, coisa que não acontece se fores de avião.
Budapeste
A melhor noite da Europa! Se procuras diversão, Budapeste é a resposta para ti para destino de férias. Termas durante o dia, festa durante a noite. Budapeste tem o benefício de ser uma cidade que está perto de outras capitais, como Viena ou Bratislava.

Enquanto lá estiveres podes sempre apanhar um autocarro e expandir a viagem para os dois países vizinhos. As zonas de Buda e Peste têm uma panóplia de espaços especiais a visitar, desde as pontes que correm ao longo do Danúbio, a famosa Ilha Margarida que se encontra no meio e o parlamento à beira-rio.
Viajar de carro: pelos caminhos (além) Portugal

As viagens de carro têm muito que se lhe diga e são uma ótima opção para visitar destinos incríveis. Tens toda a liberdade deste mundo para mudares a tua rota sempre que quiseres, ires ao teu próprio ritmo e trazeres a bagagem que precisares (sem trazer a casa toda às costas) e ires adicionando recordações ao longo da viagem. Damos-te alguns destinos que podes explorar de carro:
Espanha: tapas, siesta e flamenco
Sevilha, Málaga, Madrid, Saragoça, Barcelona… os nossos hermanos têm cidades lindíssimas e toda a Espanha faz parte da lista de possíveis destinos de férias para ir de carro. Podes ter Sevilha como primeira paragem para comer umas belas tapas, segues para sul até Málaga e dás um mergulho no Mar de Alborão, continuas até Madrid e visitas o mercado El Rastro, depois uma sesta em Saragoça e acabas a rota em Barcelona para um passeio na Las Ramblas e visitar a Sagrada Família.

Marrocos: cuscuz, tapetes e mercados
De Lisboa a Fez são 13 horas de carro. No caminho passas por Tânger e Rabat e começas a conhecer e a sentir a verdadeira cultura marroquina. Provas o cuscuz, és invadido pelos cheiros e temperos do velho mundo islâmico, perdes-te nos grandes mercados cheios de coisas, tapetes e materiais de todas as cores, as medinas e as sete portas douradas no Palácio Real de Fez que são dignas de um postal. Marrocos tem tanto para oferecer e está aqui tão perto.

Copenhaga: pão escuro, bicicletas e canais
É um bocadinho mais longe, sim, (quase 3000 quilómetros de Lisboa a Copenhaga e 30 horas de viagem direta) mas nada é impossível em viagens de carro. Para ir até Copenhaga tens de apanhar o ferry, que faz a ligação entre parte da Alemanha e Dinamarca, e depois da viagem de barco acabar é só um saltinho até chegares a Copenhaga. Podes experimentar o típico pão escuro escandinavo – e delicioso –, explorar o canal e antigo porto Nyhavn e visitar o Castelo de Rosenborg, entre outras mil e uma coisas que a capital tem ao seu dispôr.
Arrisca e dá ainda um pulo até Malmo, na Suécia, que fica a menos de uma hora de carro do centro de Copenhaga. Mais um país para a coleção e mais experiências à tua espera.

Viajar sem ser de avião nunca foi tão fácil e já não há desculpas para os que têm medo de transportes nas alturas ficarem em casa durante as férias.
Para poder comentar deves entrar na tua conta