
Grande Lisboa, Norte e Centro vão ter 430 novas camas para idosos
A CoRe Capital vai investir cerca de 22 milhões de euros (ME) na criação de 430 novas camas em cuidados continuados, até 2026, na região Centro, na Grande Lisboa e no Norte, revelou o CEO do grupo SER esta sexta-feira (dia 11 de julho).“Nós temos hoje uma base de 660 camas e temos projetos em execuç

Envelhecer em comunidade: haverá 60 habitações colaborativas até 2026
Muitas vezes, a velhice atrás consigo a solidão, casas vazias e grandes demais. Em breve, haverá uma nova alternativa residencial que permitirá aos idosos envelhecer em comunidade.

Empresa luxemburguesa compra 3 imóveis na área da saúde por 70 milhões
A Unik Capital Solutions, empresa sediada no Luxemburgo que oferece soluções de investimento imobiliário, comprou três imóveis na área da saúde em Portugal por 70 milhões de euros, através de três veículos de investimento. Em causa está um lar de idosos no Porto e dois terrenos destinados à construção de lares de idosos em Gaia e Setúbal, ativos que eram detidos pela ORPEA PORTUGAL IMMO, S.A..

Casas para estudantes e idosos paradas estão a devolver verbas do PRR
Dentro de pouco mais de dois anos, termina o prazo para concluir as obras previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Mas, até ao momento, há muitos projetos parados e que estão a gerar preocupações, aponta Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do PRR. E já há mesmo projetos parados que estão a devolver a verbas, como é o caso de residências de estudantes e de casas para idosos, revelou ainda.

Iniciativa que dá casas a estudantes e afeto a idosos está de volta
Um novo ano letivo está prestes a arrancar. E para os estudantes universitários deslocados, há um novo desafio em mente: procurar um alojamento a preços acessíveis. Mas, no Porto, há uma alternativa.

Residências seniores em Portugal vão ter mais 120 camas até ao verão
Todos os dias, dezenas de famílias procuram uma residência para um familiar idoso. Mas a oferta de residências sénior em Portugal continua escassa. A boa notícia é que há empresas a apostar neste segmento imobiliário. É o caso da Core Capital, uma empresa de capital de risco que vai abrir duas unidades até ao verão, colocando no mercado mais 120 camas para seniores.

Residências seniores: presidente do Real Madrid investe em Portugal
Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, pisca o olho a negócios imobiliários em Portugal. A construtora espanhola ACS, que também é liderada por Florentino Pérez, vai reforçar a aposta no segmento de residências seniores em território nacional, através da filial Clece.

Estudantes a viverem com idosos: nasceu um novo projeto em Coimbra
Um novo projeto nasceu em Coimbra em que estudantes universitários podem receber alojamento gratuito em casa de uma pessoa idosa da cidade, num modelo de coabitação intergeracional. O programa, intitulado “Abraço de Gerações”, é dinamizado pela Associação Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI), sediada na Baixa de Coimbra, procurando dar resposta a dois problemas sentidos na cidade: a dificuldade de acesso a alojamento pelos estudantes e o isolamento de pessoas idosas, segundo a coordenadora da área dos idosos naquela instituição, Teresa Sousa.

Casas de emigrantes e de idosos em lar escapam a rendas obrigatórias
O arrendamento obrigatório de casas devolutas previsto no programa "Mais habitação" não abrangem os imóveis detidos por emigrantes ou por idosos a residir em lares, segundo o documento agora em consulta pública.
O arrendamento forçado já existe na lei, sendo que a medida agora aprovada prevê que o

reforma da maioria dos idosos só dá para pagar a casa
a reforma da maioria dos idosos portugueses apenas chega para pagar a casa, segundo um estudo do conselho económico e social denominado “envelhecimento da população portuguesa: dependência, activação e qualidade”.
programa que melhorava casas de idosos foi cancelado
o programa conforto habitacional para pessoas idosas (pchi), que foi lançado em 2007 e permitiu desde então fazer melhoramentos nas casas de 1.205 idosos, evitando a sua ida para lares, foi cancelado e terminou este ano.