Casas e edifícios estreitos são um fenómeno comum em muitas partes do mundo, encontrados em cidades da Europa, Ásia, América Latina e África. São várias as causas que explicam a existência dessas construções.
Em algumas cidades, como num toque de magia, e sem saber como lá chegaram, podemos encontrar curiosos exemplos de casas com fachadas muito estreitas que parecem retiradas de um filme.
Viver naquela que será, provavelmente, a casa mais estreita de Londres, no Reino Unido, custa 950.000 libras (1,1 milhões de euros). Esse é o preço de venda de uma moradia localizada no bairro de Shepherds Bush que salta à vista, desde logo, pela sua fachada de cor azul e pelo facto de ter apenas 1,80 metros de largura.
Com pouco mais de 1,5 metros de largura e 7,5 metros de comprimento, esta propriedade única, localizada em Shepherd's Bush, a oeste de Londres, é oficialmente a casa mais estreita à venda na capital.
Se tivéssemos de destacar uma etapa da história do Reino Unido, sobre a qual se falou, escreveu ou realizou filmes, esta é, sem dúvida, a era vitoriana.
Estreitas por fora, espaçosas por dentro. Não se trata apenas de um “efeito ótico”, mas sim de uma boa utilização de recursos. Mas e se juntarmos a falta de espaço a alguma criatividade? Talvez tenhamos resultados verdadeiramente interessantes. Decidimos mostrar-te alguns truques e ideias impressionantes que podem ajudar-te a fazer crescer o (pouco) espaço.
Em Tóquio, no Japão, o espaço continua a ser um problema. Mas não para os arquitetos, que tiram o máximo partido dos poucos metros quadrados (m2) que têm à disposição. Esta casa é um exemplo disso. Tem apenas 1,80 metros de largura, o equivalente à altura média de um cidadão holandês, que ronda os 1,76 metros. Foi o estúdio YUUA que projetou esta bela casa: estreita por fora, mas relativamente espaçosa por dentro.
A pergunta que se impõe é: porque é que alguém decide construir uma casa com apenas 3,5 metros de largura? A resposta é no mínimo curiosa: prejudicar um irmão. O nascimento da histórica “casa delgada” de Boston remonta aos tempos da Guerra Civil norte-americana. Um dos filhos de uma família rica da capital do estado de Massachusetts decidiu alistar-se para combater no lado da União para a liberdade e do fim da escravidão. Esteve ao serviço durante quatro anos e... contra todas as probabilidades sobreviveu.
não serão os únicos edifícios estreitos do mundo mas são, seguramente, alguns dos prédios mais "fininhos" que já foram construídos. o preço dos terrenos está caro e os investidores tentam tirar o maior partido dos seus investimentos, gastando o menos possível.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónico Subscrever