A Chic Vid House é um edifício tão alto quanto estreito, e foi projetado pela STD Design Consultant.
Comentários: 0
casas estreitas
Trieu Chien

Casas e edifícios estreitos são um fenómeno comum em muitas partes do mundo, encontrados em cidades da Europa, Ásia, América Latina e África. São várias as causas que explicam a existência dessas construções. Um dos principais é a escassez de espaço nas cidades, onde a terra é um bem muito valioso. Por isso, os proprietários costumam aproveitar ao máximo o espaço disponível. Quem tem dúvidas sobre as suas vantagens deve repensá-las. Por exemplo, em muitos casos, permitem que se aproveite a luz natural e o ar, com todos os efeitos positivos que isso acarreta, sem necessariamente ter que reduzir os padrões de conforto necessários para a vida de hoje.

casas estreitas
Trieu Chien

Um exemplo interessante desse tipo de construção é o que podemos encontrar no coração da cidade de Ho Chi Minh, capital do Vietname, cidade que tem quase 10 milhões de habitantes e uma densidade de mais de 4.500 habitantes por km2. Neste contexto não é estranho que encontremos edifícios como a Chic Vid House, um edifício tão alto quanto estreito projetado pela STD Design Consultant. Este edifício, com os seus quase 4 metros de largura e 20 metros de comprimento, é ideal para este terreno comum numa cidade como esta.

Um projeto difícil, mas bem-sucedido

Embora o resultado tenha sido muito satisfatório, o sucesso não foi particularmente fácil, como reconhece o estúdio. "No início, quando andamos pela zona, a equipa de design não esperava muito de uma fachada atraente. É difícil construir numa área tão pequena, mas também é ajudar o proprietário a aproveitar ao máximo os terrenos caros que restam na cidade."

casas estreitas
Trieu Chien

exterior da casa distingue-se pela sua simplicidade e funcionalidade. Possui inúmeras varandas com vegetação em floreiras embutidas, enquanto as persianas atuam como uma fachada dobrável que pode ser aberta e fechada, controlando a entrada de luz solar e melhorando a circulação de ar no seu interior. Esse recurso não só impede a entrada direta da luz solar na casa, mas também protege a privacidade dos seus habitantes.

Outro elemento não deixado ao acaso nesta fachada é o material, a pedra laterita, "muito apreciada em países tropicais como o Vietname pela sua função de auto-regulação da temperatura". A estas propriedades junta-se o facto de, do ponto de vista estético, ser utilizado "para realçar o aspeto rústico da fachada".

casas estreitas
Trieu Chien

Cinco andares e design sofisticado

Dentro da casa, distribuídos em cinco andares, encontramos um design sofisticado e sóbrio. Os móveis foram cuidadosamente organizados para aproveitar ao máximo um espaço pequeno e apertado. No piso térreo há a cozinha e sala de jantar, bem como uma área de lazer para as crianças brincarem com segurança. Portas de vidro levam a um jardim nos fundos.

casas estreitas
Trieu Chien

Os andares superiores abrigam os quartos, a sala de estar e um estúdio. O piso superior dispõe de um pequeno terraço no último piso e de uma encantadora área de refeições exterior com uma cortina que proporciona sombra. "As pessoas que vivem em áreas urbanas muitas vezes não têm muito espaço aberto. A nossa equipa aproveitou o telhado para criar uma esplanada na parte de trás com uma pequena mesa de jantar que será o refúgio extraordinário de que precisamos", conclui o atelier de arquitetura.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta