Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Certificado energético

Últimas notícias sobre "Certificado energético" publicadas em idealista.pt/news

Certificado energético: tudo sobre o documento que mede a eficiência de uma casa

Na hora de comprar, vender ou arrendar uma casa é sempre importante verificar a certificação energética do local. Neste guia, vais poder esclarecer todas as dúvidas que tenhas sobre o assunto.

Notícia sobre:

Mercado dos certificados energéticos cresce à boleia do "boom" imobiliário

Com o mercado imobiliário em alta em Portugal, há um outro negócio paralelo que também tem vindo a crescer: o dos certificados energéticos. Neste artigo preparado pela Fixando para o idealista/news, a plataforma portuguesa desafiou os peritos a falar sobre o aumento desta atividade e a importância de fazer a certificação energética. 

Notícia sobre:

Certificação energética valoriza os edifícios, alerta a ADENE

“Certificar é Valorizar”. Este é o mote da nova campanha da ADENE – Agência para a Energia, que pretende sensibilizar os portugueses para a importância da certificação energética dos edifícios. O Certificado Energético melhora a classificação e aumenta a valorização dos imóveis, um documento indispensável no mercado imobiliário.

Notícia sobre:

Emissão de certificados energéticos dispara em 2017

O número de certificados energéticos emitidos pela ADENE – Agência para a Energia para habitação dispararam entre 2015 e 2017. Só em 2017 a ADENE emitiu 30.146 certificações no âmbito de construção nova ou requalificação, mais 16.588 que em 2015. O volume de pedidos por reabilitação urbana mais que triplicou nestes dois anos.

Notícia sobre:

ADENE lança novas medidas para melhorar a eficiência energética na habitação

A Adene – Agência para a Energia quer acelerar a eficiência energética na habitação. Depois de uma reunião com o principais "stakeholders" do setor, e das conclusões retiradas de um estudo, anunciou o lançamento de novas medidas, entre elas a melhoria do Certificado Energético, o apoio ao programa IFRRU e a criação de uma nova marca, a “CLASSE+”.

Notícia sobre:

Deco Alerta: Fica a saber tudo sobre as regras da etiquetagem energética de equipamentos

Sabias que todas as novas instalações de aquecimento ambiente e de preparação de água quente devem ter uma etiqueta energética? No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te tudo sobre este tema.

Notícia sobre:

A forma mais fácil para trocar de comercializadores de energia sem sair de casa

Mudar de operador de eletricidade e gás é uma dor de cabeça? Para simplificar e agilizar processos, a nova equipa de gestão da ADENE – Agência para a Energia, que entrou em funções este ano, anunciou que vai lançar “nos próximos meses” uma plataforma online que permitirá aos consumidores trocar facilmente de fornecedor de luz e gás. Combater a iliteracia energética existente em Portugal é um dos desafios a que se propõe a nova gestão da empresa.

Notícia sobre:

Todos os imóveis passam a ser obrigados a ter ficha técnica

Uma nova obrigatoriedade legal está prestes a chegar ao imobiliário. A chamada ficha técnica vai alargar-se ao segmento de escritórios e lojas, além da habitação, e terá de ser apresentada sempre que um imóvel seja transacionado - com o certificado energético em anexo. Ao abrigo do novo diploma que o Governo tem em preparação para regular este tema, todos os imóveis passarão assim a ser obrigados a ter uma espécie de bilhete de identidade, a Ficha Técnica do Imóvel (FTI), que irá substituir a atual Ficha Técnica da Habitação.

Notícia sobre:

Casa eficiente: proprietários com nova linha de financiamento bonificada para equipamentos ou obras

Queres ter uma casa mais eficiente? Os proprietários que pretendam investir na melhoria do desempenho energético dos seus imóveis vão poder beneficiar de uma taxa "ultracompetitiva" no financiamento de até 50 mil euros. A medida será financiada por uma linha de crédito de 100 milhões de euros, em negociação pelo Governo com o Banco Europeu de Investimento (BEI), e deverá estar em funcionamento no início de 2017.

Notícia sobre:

As novas regras para o imobiliário com o novo Simplex

O programa Simplex + 2016, apresentado pelo Governo em maio com a promessa de desburocratizar e simplificar a vida dos cidadãos, também toca no setor imobiliário. Entre as 255 medidas, que deverão ser executadas até maio do próximo ano, estas são as que mais afetam a construção, promoção imobiliária e fiscalidade, resumidas pelo Portal da Habitação.

Notícia sobre: