Risco sísmico nos Açores

Construção nos Açores: devem ser identificadas zonas de risco sísmico

A Região Autónoma dos Açores é conhecida pela sua atividade sísmica diária. Ainda esta segunda-feira foi sentido um sismo na ilha Terceira com magnitude de 2,1 na escala de Richter. Acontece que, após uma auditoria, o Tribunal de Contas (TdC) revelou que os planos de ordenamento de território dos Açores não interditam a construção de edifícios em zonas de elevado risco sísmico. Por isso mesmo, TdC quer que se elaborem estudos sobre a matéria de forma a orientar as estratégias de promoção imobiliária tendo em conta o risco sísmico.

Habitação acessível e arquitetura em novo projeto na zona da Estrela

Bem no coração de Lisboa, ao lado do Convento da Estrela, três blocos habitacionais vão dar lugar a 100 novos fogos de habitação acessível, um projeto residencial que vai ao encontro das medidas previstas pelo Governo no Programa Mais Habitação, refere em comunicado o escritório de arquitetura MASSLAB, responsável pelo projeto.
Concursos de obras públicas caem 24% num ano

Concursos de obras públicas caem 24% num ano

Os concursos de obras públicas promovidos caíram em agosto pelo oitavo mês seguido, acumulando uma quebra homóloga de 24% desde início do ano, para 1.597 milhões de euros. Em causa estão dados que constam na edição de setembro do Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).
Obras públicas: ajustes diretos já pesam 35% dos contratos

Obras públicas: ajustes diretos já pesam 35% dos contratos

Os ajustes diretos podem ser usados para a formação de contratos de obras públicas até 150.000 euros. O Governo colocou em discussão pública, no entanto, uma proposta que prevê a redução desses limiares para os 30.000 euros. Segundo a Associação das Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS), os contratos por ajuste direto passaram dos 26% que assumiam em 2013/2014 para os 35% em 2016.
Valor dos concursos de obras públicas sobe 33% face a 2015

Valor dos concursos de obras públicas sobe 33% face a 2015

Entre janeiro e novembro, o montante total resultante dos anúncios de lançamento de concursos de obras públicas publicados ascende a 1.492 milhões de euros, mais 33% que no mesmo período de 2015. Trata-se de um valor que “recoloca os concursos públicos promovidos em níveis semelhantes aos 1.485 milhões apurados em 2014”, conclui a AICCOPN.