Volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos no primeiro trimestre de 2022 caiu 8% face ao trimestre homólogo.
Comentários: 0
Obras públicas em Portugal
Foto de Olga Lioncat en Pexels

O arranque do ano foi pautado pelo arrefecimento das obras públicas em Portugal. Isto porque, no total, o volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos no primeiro trimestre de 2022 caiu 8% face ao trimestre homólogo, atingindo os 892 milhões de euros. E os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados neste período representam, juntos, um volume de 413 milhões de euros, o que se traduz numa queda de 56% entre estes dois momentos. 

No universo dos concursos de obras públicas promovidos, observou-se uma queda de volume depois de no passado mês de fevereiro não ter sido registada qualquer alteração, ou seja, a avariação foi nula, assinala a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) em comunicado enviado às redações. 

Já no que diz aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados - e objeto de reporte no Portal Base - a realidade é outra. "O primeiro trimestre deste ano encerra com uma variação significativamente negativa, atingindo-se um volume de apenas 413 milhões de euros, valor que é 56% inferior ao registado no mesmo período de 2021, prolongando-se uma variação negativa em termos homólogos acumulados que se regista desde dezembro", lê-se no documento.

Passando a pente fino as modalidades dos contratos celebrados de empreitadas de obras públicas, a AICCOPN destaca que na modalidade de concursos públicos, o total de contratos celebrados foi de 315 milhões de euros, menos 52% que o apurado em idêntico período de 2021. Já os contratos celebrados através de ajustes diretos e consultas prévias totalizaram 79 milhões de euros, menos 36% em termos homólogos acumulados, conclui a associação do setor. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta