Comentários: 0
Concursos de obras públicas caem 24% num ano
idealista/news

Os concursos de obras públicas promovidos caíram em agosto pelo oitavo mês seguido, acumulando uma quebra homóloga de 24% desde início do ano, para 1.597 milhões de euros. Em causa estão dados que constam na edição de setembro do Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

“Trata-se do oitavo mês consecutivo com registo significativamente negativo ao nível do lançamento de concursos de empreitadas de obras públicas”, refere a entidade em comunicado. 

No que diz respeito ao total de contratos celebrados no âmbito de concursos públicos e reportados no Observatório das Obras Públicas nos primeiros oito meses do ano, foi de 954 milhões de euros, mais 13% face a 2017. “Apesar de se verificar um comportamento positivo face ao andamento dos contratos promovidos, a verdade é que o diferencial entre ambos permanece extremamente elevado, com diferencial entre a contratação reportada e os concursos de empreitadas lançados a situar-se cerca de 643 milhões de euros, desde o início do presente ano”, conclui a AICCOPN.

Já os contratos celebrados através de Ajuste Direto e Consulta Prévia somaram um total de 388 milhões de euros, menos 25% que no período homólogo. “No seu conjunto, o volume total de contratos celebrados e registados no Observatório das Obras Públicas até final de agosto de 2018 situa-se nos 1.437 milhões de euros, o que traduz um decréscimo de 1% em termos homólogos”, lê-se no documento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta