Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

PIB de Portugal subiu 1,9% em termos homólogos, um aumento superior ao verificado na média da Zona Euro e da UE.

Gtres
Gtres
Autor: Redação

A economia portuguesa cresceu 1,9% no terceiro trimestre de 2019 face ao mesmo período do ano passado, uma subida homóloga maior face à verificada na Zona Euro e na União Europeia (UE): 1,2% e 1,4%, respetivamente. Em causa estão dados divulgados esta quinta-feira (5 de dezembro de 2019) pelo Eurostat. 

Na comparação em cadeia, ou seja, no terceiro trimestre de 2019 face ao anterior, o PIB de Portugal cresceu 0,3%, acompanhando os aumentos verificados na média da Zona Euro (0,2%) e da UE (0,3%).

Em termos homólogos, face ao terceiro trimestre de 2018, o PIB cresceu em todos os Estados-membros para os quais há dados disponíveis, com destaque para a Hungria (4,8%), Polónia e Estónia (4,1% cada). Já as subidas mais fracas foram observadas observadas em Itália (0,3%), na Alemanha (0,5%) e no Reino Unido (1%).

Na comparação com o trimestre anterior, Polónia (1,3%), Hungria (1,1%) e Estónia (1%) registaram os maiores crescimentos no PIB enquanto Alemanha, Itália e Áustria os menores (0,1% cada).