Perder ou ser vítima de roubo dos documentos de identificação pessoal pode ser uma experiência angustiante, sobretudo pelo risco de uso indevido da nossa identidade.
Ter muita papelada acumulada pode ser frustrante. Principalmente quando falamos de vários anos a guardar documentos de várias pessoas da mesma casa. Mais que não seja por uma questão de espaço, chega um momento na nossa vida em que sentimos necessidade de fazer uma limpeza.
Queres vender a tua casa mas não tens disponibilidade ou possibilidade de tratar de todo o processo de venda da casa, bem como estar presente no momento da escritura. Neste artigo explicamos-te o que tens que fazer para ser representado por alguém da tua confiança e quanto te custará.
A transação de compra e venda de casa implica vários procedimentos burocráticos. Antes de se avançar para a escritura da casa, proprietários e futuros compradores têm de realizar vários trâmites e reunir um conjunto de documentos, alguns de caráter obrigatório para que se realize a operação.
Os documentos oficiais apresentam uma importância inegável na vida de todas as pessoas. Em determinados contextos, pode ser necessário traduzir documentos oficiais. Quando tal acontece, onde se pode fazer essa tradução?
A nossa vida tem diversos desafios. Apesar de existirem constantemente solicitações, por vezes, elas surgem em contextos indesejados, em que estamos indisponíveis para lhes dar resposta. Em determinados casos, pode ser impossível tratar de um assunto pessoalmente.
Todos temos a noção de que temos uma grande dependência da carteira, não apenas pelo dinheiro que nos permite fazer compras, mas também pelos documentos que nela estão guardados. É um grande transtorno quando um azar acontece, seja por se perder a carteira, seja por a terem roubado. Não ter os nossos documentos connosco revela-se um grande problema. Por exemplo, para se conduzir, temos de ter à mão a carta de condução.
Há ainda, hoje em dia, algumas situações em que é necessário apresentar um documento que comprove oficialmente a tua morada, seja para fins legais, administrativos ou pessoais. Nesses casos, o ideal é teres um atestado de residência.
Mas de que documento se trata e qual a sua finalidade?
A Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD) sancionou um condomínio na sequência da publicação de documentos privados de uma proprietária no quadro de avisos do prédio. O resultado foi uma multa de 1.500 euros, visto que a informação esteve acessível não só a vizinhos, mas também a qualquer pessoa que entrasse no edifício.
O Passaporte Eletrónico Português (PEP) é um documento de viagem individual. Ele contém todos os dados essenciais para identificar os viajantes que pretendam deslocar-se para fora do Espaço Schengen e da União Europeia.
Os balcões dos serviços do Estado continuam abertos ao público mas sabias que já não precisas de estar horas numa fila, em pé e a perder parte do teu dia?
Portugal vai ter, a partir de meados deste ano, um novo cartão do cidadão, com um novo desenho e mais segurança. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo.
A morada fiscal, ou domicílio fiscal, é o local habitual de residência de um contribuinte e por isso é de extrema importância que esteja sempre atualizada. É esta morada que tens associada a todos os teus documentos e é obrigatório por lei que a mantenhas atualizada.
O verão já vai a meio, mas muitas pessoas preferem tirar férias fora das épocas de confusão e por isso mesmo procuram não ter preocupações. Não é verdade? Então nós perguntamos... tens mesmo tudo o que precisas para teres umas férias sem stress? Porque nós temos dicas e truques para que tudo corra da melhor maneira.
É de conhecimento geral que a compra de um imóvel envolve um processo complexo. Subentende uma série de decisões importantes que afetam diretamente toda a estrutura económica do futuro comprador. A elaboração de documentos que promovem a informação e a transparência ao futuro proprietário aquando a aquisição de um imóvel são fundamentais neste processo.
Na hora de fazer negócios imobiliários, há vários pontos a tratar e exigências a cumprir. E a licença de utilização, também conhecida como licença de habitação, é um dos trâmites burocráticos e legais que não pode faltar.
A Ordem dos Notários vai ter disponível a partir de 1 de junho uma plataforma de arquivo eletrónico nacional através da qual vai ser possível pedir acesso a certidões, escrituras, registos de testamentos e outros documentos por via eletrónica.
É habitual encontrarmos em anúncios de imóveis descrições como “Com PIP aprovado” ou “Pedido de informação prévia em fase de aprovação”, associando-se normalmente tais expressões à possibilidade ou autorização para construir casa ou reabilitar.Importa por isso esclarecer com maior precisão o que é u
Paisagens deslumbrantes, um clima soalheiro, boa gastronomia, povo hospitaleiro. Estes são bons motivos para viver e comprar casa em Portugal. E há, ainda, várias soluções de créditos habitação disponíveis que se podem ajustar à situação de cada agregado familiar.
A Casa Aberta para a entrega e renovação do Cartão de Cidadão (CC) e do Passaporte vai manter-se em funcionamento, sendo prolongada até 28 de fevereiro de 2022.
Há um conjunto de documentos que devem ser preparados antes de morrer para evitar que haja problemas futuros entre herdeiros e familiares. E que documentos são esses? Trata-se do seguro de vida e do testamento, por exemplo.
Os portugueses com 25 anos ou mais já podem beneficiar da renovação automática do cartão de cidadão, recebendo pelo correio os códigos PIN e o cartão renovado. Esta solução ficou disponível esta quarta-feira (5 de maio de 2021) para quem não tiver de alterar os seus dados.
O Governo estendeu até 31 de dezembro de 2021 a admissibilidade de vários documentos, entre eles o cartão de cidadão e a carta de condução, que continuam, desta forma, a ser aceites mesmo que estejam expirados, desde que o seu titular faça prova de que já procedeu ao agendamento da respetiva renovação.
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