Iniciativa promovida pela EDP em parceria com a Agência de Energia do Porto e estima uma poupança média anual de até 200 euros por agregado familiar.
Comentários: 0
Painéis solares
Freepik

Cerca de 300 famílias em situação de vulnerabilidade económica na Área Metropolitana do Porto vão poder reduzir a fatura da energia graças à instalação gratuita de painéis solares. O projeto Solar Solidário prevê a colocação de dois painéis fotovoltaicos por habitação e aceita candidaturas até 31 de dezembro de 2025. A iniciativa é promovida pela EDP em parceria com a Agência de Energia do Porto (AdEPorto) e estima uma poupança média anual de até 200 euros por agregado familiar.

Segundo o Jornal de Notícias, as candidaturas destinam-se a moradias unifamiliares, próprias ou arrendadas, nos municípios do Porto, Matosinhos, Gondomar, Maia, Valongo, Paredes, Vila do Conde, Santo Tirso, Póvoa do Varzim e Trofa. 

Para serem elegíveis, os agregados devem:

  • ser beneficiários de tarifa social de eletricidade ou gás;
  • ter pelo menos um membro a receber prestações sociais mínimas, como complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção ou subsídio de desemprego.

O processo de candidatura é simples: os interessados podem enviar a documentação por e-mail para solarsolidario@adeporto.eu ou presencialmente no Porto Energy Hub, devendo apresentar fatura de energia e comprovativo do apoio social. 

A seleção das famílias será realizada por ordem de submissão das candidaturas. Rui Pimenta, administrador executivo da AdEPorto, sublinha que “produzir energia renovável em casa, com impacto direto nas faturas das famílias, é uma forma de combater a pobreza energética e melhorar a qualidade de vida, sem deixar ninguém para trás”, conforme citado pelo JN.

A AdEPorto, associação privada sem fins lucrativos com estatuto de utilidade pública, reforça que o projeto Solar Solidário é “um passo decisivo na concretização de uma transição energética justa”. A iniciativa pretende garantir que a transição para energias renováveis chegue efetivamente às famílias que mais necessitam, promovendo simultaneamente eficiência energética e redução de custos na fatura doméstica.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta