Lareiras podem causar incêndios

Combater o frio com a lareira: limpar a chaminé evita incêndios

O frio entra sem pedir licença em muitas casas em Portugal, sendo o combate à pobreza energética um desafio e, também, uma estratégia do Governo – estima-se que haja entre 1,8 e 3 milhões pessoas no país com “incapacidade ou dificuldade em aceder a vários serviços de energia aos níveis adequados”. Umas das formas de aquecer a casa passa por acender a lareira, mas há cuidados a ter em conta nestes casos, nomeadamente relacionados com a limpeza das chaminés. Isto porque o risco de haver um incêndio é real. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre este assunto. 
Pobreza energética

Pobreza energética em casa: o que é e como funciona o Vale Eficiência?

São muitas as famílias em Portugal que se encontram em situações económico-financeiras vulneráveis e a viver numa casa em risco de pobreza energética. Há uma iniciativa, no entanto, que visa ajudar as pessoas a melhorar as condições das respetivas habitações. Falamos do Programa Vale Eficiência, que pretende combater a pobreza energética nas casas – as candidaturas estão a decorrer –, sendo que os beneficiários vão poder receber até três vales no valor de 1.300 euros (3.900 euros no total). No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre este assunto. 
Obras em telhados por causa da humidade, de quem é a responsabilidade?

Obras no telhado por causa da humidade: de quem é a responsabilidade?

Ter humidade em casa é uma verdadeira dor de cabeça para muitas pessoas, nomeadamente para quem vive num prédio e tem de “prestar contas” aos vizinhos, quando o problema causado pela entrada de água – e pela humidade – danifica as partes comuns do edifício/condomínio, como por exemplo o telhado. O que fazer nestas situações? De quem é a responsabilidade de tratar das obras? Ajudamos-te nesta tarefa. 
Como aquecer a casa sem gastar muito dinheiro

Frio em casa: como ter um sistema de aquecimento adequado?

A pobreza energética severa é um problema que atinge entre 660 a 680 mil pessoas em Portugal. Há formas, no entanto, de aquecer a casa sem sentir um aumento astronómico da fatura da luz. As dificuldades no acesso à habitação e a poupança na fatura da energia, a par da melhoria no conforto térmico da casa, são temas que marcam a ordem do dia, no atual contexto de altos preços das casas, inflação elevada, subida das taxas de juro, perda do poder de compra e crise energética. Para ajudar os consumidores a garantir os seus direitos e melhorar as condições de vida, a Deco lançou o Balcão da Habitação e Energia, em parceria com os municípios, prestando apoio gratuito. O idealista/news aliou-se a esta iniciativa e dá a informação que precisas para melhorar a tua qualidade de vida e o teu orçamento.
Há mais pessoas em situação de pobreza energética em Portugal

Pelo menos 660 mil portugueses vivem em pobreza energética severa

Há em Portugal entre 660 a 680 mil pessoas a viver numa situação de pobreza energética severa, ou seja, pertencem a “agregados familiares em situação de pobreza cuja despesa com energia representa mais 10% do total de rendimentos” e que acumulam a “situação de pobreza monetária ou económica” com a impossibilidade de manterem as suas casas em condições de conforto térmico. Esta é uma das conclusões a retirar da Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2022-2050 (ENLPCPE 2022-2050).
Aquecer a casa no inverno

Um truque simples para aquecer a casa por menos de 5 euros

Há um truque simples para aquecer a casa que se tornou viral em 2013 e que, agora, voltou a dar que falar nas redes sociais. Foi mesmo o aumento da fatura da luz que fez despertar o interesse das famílias por este método económico que permite aquecer a casa nos dias mais frios da estação.