
Pobreza energética: mais de 47 milhões de europeus passam frio em casa
Em 2021, havia 31 milhões de pessoas em situação de pobreza energética na União Europeia (UE), ou seja, que afirmavam não ter meios para aquecer a casa. Mas o número disparou: há agora mais de 47 milhões de europeus nesta situação. E Portugal integra o grupo dos países mais afetados, com 2,2 milhões de habitantes sem acesso a aquecimento adequado e, portanto, mais expostos a problemas graves de saúde associados às baixas temperaturas.

Combater o frio com a lareira: limpar a chaminé evita incêndios
O frio entra sem pedir licença em muitas casas em Portugal, sendo o combate à pobreza energética um desafio e, também, uma estratégia do Governo – estima-se que haja entre 1,8 e 3 milhões pessoas no país com “incapacidade ou dificuldade em aceder a vários serviços de energia aos níveis adequados”. Umas das formas de aquecer a casa passa por acender a lareira, mas há cuidados a ter em conta nestes casos, nomeadamente relacionados com a limpeza das chaminés. Isto porque o risco de haver um incêndio é real. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre este assunto.

Pobreza energética em casa: o que é e como funciona o Vale Eficiência?
São muitas as famílias em Portugal que se encontram em situações económico-financeiras vulneráveis e a viver numa casa em risco de pobreza energética. Há uma iniciativa, no entanto, que visa ajudar as pessoas a melhorar as condições das respetivas habitações. Falamos do Programa Vale Eficiência, que pretende combater a pobreza energética nas casas – as candidaturas estão a decorrer –, sendo que os beneficiários vão poder receber até três vales no valor de 1.300 euros (3.900 euros no total). No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre este assunto.

Obras no telhado por causa da humidade: de quem é a responsabilidade?
Ter humidade em casa é uma verdadeira dor de cabeça para muitas pessoas, nomeadamente para quem vive num prédio e tem de “prestar contas” aos vizinhos, quando o problema causado pela entrada de água – e pela humidade – danifica as partes comuns do edifício/condomínio, como por exemplo o telhado. O que fazer nestas situações? De quem é a responsabilidade de tratar das obras? Ajudamos-te nesta tarefa.

Capa para colchão: como escolher uma proteção impermeável e antiácaros
Durante o inverno não só deves andar mais agasalhado, como deves deixar a cama mais quentinha.

Frio em casa: como ter um sistema de aquecimento adequado?
A pobreza energética severa é um problema que atinge entre 660 a 680 mil pessoas em Portugal. Há formas, no entanto, de aquecer a casa sem sentir um aumento astronómico da fatura da luz. As dificuldades no acesso à habitação e a poupança na fatura da energia, a par da melhoria no conforto térmico da casa, são temas que marcam a ordem do dia, no atual contexto de altos preços das casas, inflação elevada, subida das taxas de juro, perda do poder de compra e crise energética. Para ajudar os consumidores a garantir os seus direitos e melhorar as condições de vida, a Deco lançou o Balcão da Habitação e Energia, em parceria com os municípios, prestando apoio gratuito. O idealista/news aliou-se a esta iniciativa e dá a informação que precisas para melhorar a tua qualidade de vida e o teu orçamento.

Aquecimento a pellets: como funciona e porque é uma opção sustentável
Com o inverno a surpreender cada vez mais pelas temperaturas baixas, é importante obter uma solução de aquecimento que permita manter todos os cantos da casa aconchegantes. Uma dessas opções é o aquecimento a pellets, em forma de salamandras, caldeiras ou recuperadores de calor.

Pelo menos 660 mil portugueses vivem em pobreza energética severa
Há em Portugal entre 660 a 680 mil pessoas a viver numa situação de pobreza energética severa, ou seja, pertencem a “agregados familiares em situação de pobreza cuja despesa com energia representa mais 10% do total de rendimentos” e que acumulam a “situação de pobreza monetária ou económica” com a impossibilidade de manterem as suas casas em condições de conforto térmico. Esta é uma das conclusões a retirar da Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2022-2050 (ENLPCPE 2022-2050).

Aquecedor portátil: como fazer a melhor escolha sem gastar muito
O inverno já bateu à porta e o frio tem-se feito sentir e por isso mesmo, é preciso encontrar soluções de aquecimento para manter a casa quente e confortável.

Sistema de aquecimento de água: qual escolher?
Atualmente no mercado, são vários os sistemas de aquecimento de água o que torna a decisão complicada e por vezes, confusa.

Um truque simples para aquecer a casa por menos de 5 euros
Há um truque simples para aquecer a casa que se tornou viral em 2013 e que, agora, voltou a dar que falar nas redes sociais. Foi mesmo o aumento da fatura da luz que fez despertar o interesse das famílias por este método económico que permite aquecer a casa nos dias mai

Como aquecer a casa e poupar eletricidade? Este simulador ajuda
O frio continua a entrar pelas casas dos portugueses sem ser convidado, sendo certo que há falta de casas com eficiência energética no país. Importa por isso, por exemplo, apostar no isolamento das casas, para “devolver o conforto térmico e financeiro às famílias”. O objetivo está definido: combater a pobreza energética. Há um simulador online que permite avaliar o sistema de aquecimento que se tem em casa. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.

O frio continua a entrar nas casas dos portugueses – porquê?
Nos meses de outono e inverno, o frio continua a entrar pelas casas dos portugueses sem ser convidado. Mas porque é que isto acontece? A ideia de que Portugal tem um clima ameno é um dos fatores históricos e culturais que o justificam. Mas há ainda outros de cariz social e económico.

Truques para melhorar o desempenho do aquecimento em casa
Com a queda das temperaturas, o aquecimento já começa a funcionar todos os dias na maioria das casas.

Como melhorar o conforto térmico da casa e poupar energia?
O frio já chegou a Portugal e a tendência é passar mais tempo no interior da casa junto aos aquecedores ou às lareiras. Mas nem sempre estas fontes de calor chegam para aquecer todas as divisões da casa no inverno.

Casas eficientes: como aquecer o lar e baixar a fatura da luz e gás
Sabias que Portugal é o quinto país europeu onde os cidadãos têm mais dificuldades em aquecer a casa? Na verdade, 19% da população tem dificuldades financeiras em manter a habitação a temperaturas adequadas ao inverno. Mas há algumas medidas que podem ser implementadas que poderão ajudar a melhorar o desempenho energético da habitação. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta. Toma nota.
Como aquecer uma casa por 30 cêntimos por dia: o vídeo que é um sucesso no Youtube e preocupa os bombeiros
Há pouco mais de um ano, o jornalista e marinheiro britânico Dylan Winter pôs no Youtube um prático vídeo com menos de três minutos no qual mostra como é possível aquecer uma casa com quatro pequenas velas do Ikea.