Velas, um tabuleiro e um vaso de barro. É tudo o que precisas para aquecer a casa este inverno com este método.
Comentários: 0
Aquecer a casa no inverno
Foto de Pavel Danilyuk en Pexels

Há um truque simples para aquecer a casa que se tornou viral em 2013 e que, agora, voltou a dar que falar nas redes sociais. Foi mesmo o aumento da fatura da luz que fez despertar o interesse das famílias por este método económico que permite aquecer a casa nos dias mais frios da estação. Para começar basta reunir os materiais necessários: um vaso de barro, um tabuleiro de metal e algumas velas pequenas.

O primeiro passo é colocar as velas acesas no tabuleiro e, depois, tapá-las com o vaso de barro. Desta forma, vais criar uma espécie de estufa. O calor vai espalhar-se pelo espaço, aumentando assim a temperatura da divisão. Se houver um orifício na parte inferior do vaso - que neste caso será colocado ao contrário e ficará, portanto, na parte superior - deverá ser coberto com uma vela gasta.

No entanto, o método para aquecer a casa que se tornou viral em 2013 é um pouco diferente deste. Primeiro, há que colocar quatro velas acesas num tabuleiro de metal. A seguir, tapa-se com um vaso de barro pequeno, que depois será coberto por outro vaso maior com um orifício no fundo.

Aquecer a casa de forma barata
https://www.keepturningleft.co.uk

Neste caso, as velas vão aquecer o ar no interior dos vasos e, graças à criação de correntes de convecção entre o ar quente e o ar frio, o calor escapa pelo fundo do tabuleiro e pelo orifício do vaso maior. Estando o estaminé montado, basta aguardar um pouco que a temperatura aumente e comece a criar os fluxos de energia que vão aquecer a casa.

Mas, note-se, que o método é tão engenhoso e barato quanto perigoso. Pelo menos esta é a visão de vários serviços de combate a incêndios do Reino Unido, país onde reside o autor do tutorial. Os bombeiros chegaram a pedir aos britânicos para evitar aquecer as suas casas desta forma, pois ao poupar alguns euros podem colocar a casa e a sua própria vida em perigo. Todos os anos são registados mais de 2.000 incêndios no país provocados por velas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta