
Atestar o carro em Portugal volta a ser mais caro a partir desta segunda-feira (19 de fevereiro de 2024), sendo esta a nona semana consecutiva de aumentos na gasolina e a sexta no gasóleo. O preço da gasolina sobre três cêntimos por litro e o do gasóleo dois cêntimos por litro. Os dados mais recentes da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) mostram que, no quarto trimestre de 2023, os preços médios (com impostos) da gasolina 95 simples e do gasóleo simples são superiores aos verificados, por exemplo, em Espanha.
Esta segunda-feira, as previsões apontam para aumentos do preço médio do gasóleo simples e da gasolina simples 95, com o litro a custar 1,667 euros e 1,736 euros, respetivamente. Segundo as contas da Rádio Renascença, num mês, o preço do litro do gasóleo já subiu 10 cêntimos e o da gasolina nove cêntimos – os montantes já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a manutenção das medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo Governo, para mitigar o aumento dos preços.
Na passada quinta-feira (15 de fevereiro de 2024), os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) apontavam para que o preço médio do litro de gasolina e do gasóleo em Portugal custassem 1,707 e 1,649 euros, respetivamente.
Combustíveis mais caros devido ao peso dos impostos
Os dados mais recentes da ERSE, conhecidos no mesmo dia, permitem concluir que os preços médios com impostos em Portugal, da gasolina simples 95 e do gasóleo simples, são mais caros que em Espanha, por exemplo, devido ao peso dos impostos.
No caso da gasolina 95 simples, o Preço Médio de Venda (PMV) sem impostos na UE-27 desceu, em média, 4,2 cent/litro do 3º trimestre de 2023 para o 4º trimestre de 2023.
“Portugal praticou um PMV sem impostos 4,6 cent/litro inferior ao de Espanha e apresentou uma maior carga fiscal (52%) no contexto da Península Ibérica, razão pela qual o PMV português, com impostos, foi cerca de 10,0 cent/litro superior ao de Espanha. Os PMV nacionais são mais altos do que a média UE-27, ocupando o país a nona posição dos países com os preços mais altos”, conclui a ERSE.
Relativamente ao gasóleo simples, o PMV sem impostos na UE-27 aumentou 3,5 cent/litro do 3º trimestre de 2023 para o 4º trimestre de 2023.
“Sem impostos, o preço médio nacional é 3,5 cent/litro inferior ao do país vizinho. O peso fiscal em Portugal (45%) foi superior ao espanhol (41%), levando a que o PMV praticado em Portugal fosse 6,2 cent/litro superior ao de Espanha. O PMV nacional situou-se abaixo dos valores médios da UE-27, atribuindo a Portugal o 14º lugar dos preços mais altos. Sem impostos, Portugal ocupa a nona posição dos países com preços mais baixos”, lê-se na nota.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta