A inflação em Portugal atingiu os 10,2% em outubro e sente-se, sobretudo, nos preços da energia e dos alimentos, mas está a contagiar toda a economia, levando também à subida das taxas de juro e ao encarecimento do crédito habitação. E o mercado residencial em Portugal não escapa ileso a todo este efeito da crise internacional gerada pela Guerra da Ucrânia. Os dados mais recentes do idealista vêm confirmar a realidade de elevado custo da habitação, agudizado por uma alta procura face à baixa oferta e pelo prémio extra pago pelos compradores estrangeiros em relação aos nacionais. Em concreto, os preços das casas para comprar em Portugal subiram 1,1% em outubro face ao mês anterior e este é um cenário visível em quase todo o território português, já que as casas ficaram mais caras em 17 capitais de distrito neste período.
Comprar casa tinha um custo de 2.414 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de outubro deste ano, tendo em conta o valor mediano, mostra o índice de preços do idealista. Este valor reflete um aumento de 1,1% em relação ao setembro. Já tendo em conta a variação trimestral e anual, os preços das casas para comprar em Portugal subiram 1,3% e 5,1%, respetivamente.
Preço das casas sobem em 17 capitais de distrito: quais são?
Contam-se 17 capitais de distrito que viram os preços das casas para comprar encarecer entre outubro e setembro deste ano. E foi em Coimbra onde as habitações ficaram mais caras neste período (4,8%), seguida de Santarém (4,1%) e Beja (3,9%).
A completar a lista das cidades onde se registou um aumento do preço das casas à venda está a Guarda (3,0%), Ponta Delgada (2,7%), Setúbal (2,6%), Faro (2,1%), Lisboa (1,6%), Leiria (1,6%), Portalegre (1,3%), Porto (1,3%), Évora (1,2%), Funchal (1,2%), Viseu (1,1%), Castelo Branco (1,1%), Aveiro (1,0%) e Bragança (0,3%).
Houve duas capitais de distrito onde os preços das casas para comprar se mantiveram estáveis em outubro: Braga e Viana do Castelo. E houve apenas uma cidade onde as casas à venda ficaram mais baratas: em Vila Real os preços caíram ligeiramente, -0,2%,
Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro comprar casa, custando 5.084 euros/m2. Porto (3.173 euros/m2) e Funchal (2.583 euros/m2) ocupam o segundo e terceiro lugares desta lista, respetivamente. Seguem-se Faro (2.546 euros/m2), Aveiro (2.448 euros/m2), Setúbal (2.145 euros/m2), Évora (1.957 euros/m2), Coimbra (1.736 euros/m2), Ponta Delgada (1.594 euros/m2), Braga (1.524 euros/m2), Viana do Castelo (1.390 euros/m2) e Leiria (1.323 euros/m2).
Já as cidades mais económicas para comprar habitação são Portalegre (660 euros/m2), Castelo Branco (798 euros/m2), Bragança (810 euros/m2), Guarda (818 euros/m2), Beja (919 euros/m2), Santarém (984 euros/m2), Vila Real (1.087 euros/m2) e Viseu (1.291 euros/m2), mostra o mesmo estudo.
Em que distritos e ilhas comprar casa está mais caro?
Analisando os dados por distritos e ilhas, salta à vista que as casas ficaram mais caras em 18 territórios dos 25 em estudo. As maiores subidas de preços das casas para comprar tiveram lugar na ilha do Faial (7,3%), Beja (4,6%) e ilha de Porto Santo (4,4%). Seguem-se Évora (3,8%), Coimbra (3,4%), Bragança (3,0%), Faro (2,8%), ilha de São Miguel (2,1%), Setúbal (2%), Viseu (1,3%), Santarém (1%), Portalegre (0,8%), Leiria (0,6%), ilha da Madeira (0,5%), Lisboa (0,4%), ilha de Santa Maria (0,4%) e Aveiro (0,3%).
De notar ainda que os preços das habitações à venda mantiveram-se estáveis nos distritos de Viana do Castelo e Porto durante o mês de outubro. Por outro lado, as casas para comprar ficaram mais baratas na ilha de São Jorge (-15,8%), ilha Terceira (-1,2%), Vila Real (-1%), Castelo Branco (-0,5%), Braga (-0,4%) e Guarda (-0,2%).
O ranking dos distritos mais caros para comprar casa é liderado por Lisboa (3.812 euros/m2), seguido por Faro (2.981 euros/m2), Porto (2.382 euros/m2), ilha da Madeira (2.312 euros/m2), Setúbal (2.272 euros/m2), Aveiro (1.629 euros/m2), ilha de Porto Santo (1.607 euros/m2), Braga (1.405 euros/m2), Leiria (1.397 euros/m2), ilha de São Miguel (1.378 euros/m2), Coimbra (1.268 euros/m2), Viana do Castelo (1.179 euros/m2), Évora (1.163 euros/m2), ilha de Santa Maria (1.156 euros/m2), ilha do Faial (1.093 euros/m2), ilha Terceira (1.005 euros/m2) e ilha de São Jorge (988 euros/m2).
E os preços das casas à venda mais económicos encontram-se em Portalegre (641 euros/m2), Guarda (664 euros/m2), Castelo Branco (720 euros/m2), Bragança (844 euros/m2), Beja (921 euros/m2), Vila Real (934 euros/m2), Viseu (938 euros/m2) e Santarém (980 euros/m2).
Casas estão mais caras em quase todas as regiões do país
Durante o mês de outubro, os preços das casas à venda subiram em todas as regiões do país menos no Norte, onde os preços se mantiveram estáveis. A liderar as subidas dos preços das habitações, encontra-se o Alentejo (6,4%) e o Algarve (2,8%). Segue-se a Região Autónoma dos Açores (1,5%), o Centro (1,4%), a Região Autónoma da Madeira (0,6%) e a Área Metropolitana de Lisboa (0,5%).
A Área Metropolitana de Lisboa, com 3.447 euros/m2, continua a ser a região mais cara para adquirir habitação, seguida pelo Algarve (2.981 euros/m2), Região Autónoma da Madeira (2.296 euros/m2) e Norte (2.003 euros/m2). Do lado oposto da tabela encontram-se a Região Autónoma dos Açores (1.239 euros/m2), o Centro (1.307 euros/m2) e o Alentejo (1.358 euros/m2) que são as regiões mais baratas para comprar casa.
Índice de preços imobiliários do idealista
Para a realização do índice de preços imobiliários do idealista, são analisados os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do idealista. São eliminados da estatística anúncios atípicos e com preços fora de mercado.
Incluímos ainda a tipologia “moradias unifamiliares” e descartamos todos os anúncios que se encontram na nossa base de dados e que estão há algum tempo sem qualquer tipo de interação pelos utilizadores. O resultado final é obtido através da mediana de todos os anúncios válidos de cada mercado.
No presente estudo, a ilha do Pico não foi contabilizada por a amostra não ser representativa.
O relatório completo encontra-se em: https://www.idealista.pt/media/relatorios-preco-habitacao/venda/
Para poder comentar deves entrar na tua conta