Em Portugal, a indústria dos videojogos vale hoje 365 milhões de euros de acordo com uma previsão do Statista Market Insights.
Comentários: 0
gaming hub
Foto de Jose Gil no Unsplash

Lisboa lançou o Gaming Hub para apoiar empresas deste setor, através da Unicorn Factory Lisboa, numa nova fase da sua estratégia. O Hub tem como objetivo "fomentar o crescimento da indústria de videojogos promovendo sinergias entre startups, investidores e empresas multinacionais, acolhendo novos programas de aceleração e incubação de empresas, e funcionando como um ponto de encontro para a comunidade de gaming".

"Após o sucesso do seu programa para scaleups que valeu a Lisboa o prémio de Capital Europeia da Inovação, a Unicorn Factory Lisboa inaugura o Gaming Hub e inicia uma nova fase da sua estratégia com a criação de centros de inovação dedicados a indústrias de elevado crescimento nas quais a cidade ambiciona posicionar-se a nível internacional", lê-se no comunicado enviado às redações. 

O Gaming Hub é lançado em parceria com a Fortis Games, uma das empresas tecnológicas neste setor que chegou a Lisboa desde o início do projeto. Juntam-se também ao projeto como parceiros a Maleo, empresa de gestão de espaços de escritório, como parceiro imobiliário e a APVP (Associação de Produtores de Videojogos Portugueses), representando as empresas portuguesas do setor.

Em Portugal, a indústria dos videojogos vale hoje 365 milhões de euros de acordo com uma previsão do Statista Market Insights. A nível mundial, prevê-se uma duplicação do valor da indústria para mais de 450 mil milhões de euros até 2030, de acordo com dados da GlobalData.

Gaming Hub: 13 salas privadas e 12 espaços de coworking

Dividido em dois pisos, o novo espaço contempla 13 salas privadas e 12 espaços de coworking, com a presença da Fortis Games como âncora, que ocupa um dos pisos por completo, e várias organizações como a OnTop Studios, estúdio português de videojogos, o GameDev Técnico, grupo de estudantes universitários composto por 50 alunos de faculdades diversas dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de videojogos, e mais de 18 membros em formato virtual como a Volt Games, a Infinity Games e a Didimo. O Hub conta já também com a associação a empresas de capital de risco.

videojogos
Foto de Javier Martínez no Unsplash

”Hoje iniciamos mais uma etapa na estratégia da Unicorn Factory Lisboa. Já temos a sede do projeto no Beato, que junta todas as indústrias e áreas, e agora estamos a criar novas centralidades na cidade, desenvolvendo centros de inovação altamente especializados em indústrias onde sabemos que Lisboa se pode destacar a nível internacional. É mais uma prova do dinamismo e da força deste projeto tão importante para a economia da cidade: as empresas da Unicorn Factory Lisboa estão a criar 10.000 postos de trabalho na cidade! Espero que muitos profissionais, sobretudo jovens, possam encontrar aqui essas novas oportunidades”, diz o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

“O Gaming Hub é um local físico que vem reunir empresas inovadoras, universidades, empresas de relevo do setor, investidores e talento, por forma a fomentar o crescimento deste ecossistema no país, a atração de investimento e a criação de emprego. A parceria com a Fortis Games, a Maleo e a APVP vêm contribuir para a criação de uma comunidade forte de gaming e para o desenvolvimento de um ecossistema de relevo em Portugal, que, na Europa em 2021, eram mais de 5.500 empresas, representando 85 mil postos de trabalho", explica Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa e Startup Lisboa.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta