
As inovações tecnológicas com o uso de novos materiais são cada vez maiores e o mercado está a crescer rapidamente. A mais recente novidade foi apresentada por investigadores do MIT. Trata-se de um altifalante tão fino como uma folha de papel, com o qual é possível isolar divisões inteiras e anular o ruído que vem de fora aplicando-o em paredes e tetos.
Este altifalante tem uma dupla função para quem o utiliza em casa. Por um lado, pode servir para reproduzir as músicas favoritas ou um programa de rádio e, por outro lado, insonoriza o espaço para que possas desfrutar da paz de espírito em casa sem ter de ouvir os vizinhos.

A equipa de investigadores liderada por Vladimir Bulovic apresentou o altifalante, que pesa 2,27 gramas, num artigo para a revista IEEE Transactions of Industrial Electronics. A tecnologia utilizada para esta invenção é diferente da dos altifalantes usuais: em vez de usar a tradicional bobina de fio, neste caso o som passa por minúsculas bolhas vibratórias que projetam a música para fora do material.
“É extraordinário pegar no que parece ser uma fina folha de papel, conectá-la a dois clipes e à porta de auriculares do computador e começar a ouvir os sons que emanam dela”, explica Bulovic na entrevista. Mas quando as ondas sonoras colidem com outra onda de mesma amplitude, elas são anuladas. Desta forma, produz-se o efeito de insonorização oferecido pelo produto.
Quando visualizamos o vídeo em que um pequeno fragmento do altifalante é testado, a qualidade do som é muito alta, considerando que é um fragmento tão fino. O material utilizado é um plástico PET com furos gerados a laser e uma segunda camada de PVDF, um material piezoelétrico. Ambas as partes foram unidas aplicando um vácuo e aquecendo-as a 80 graus.
Além disso, é possível alterar o tamanho dos orifícios no PET para obter um som mais alto ou menos distorcido. Este altifalante precisa de cerca de 100 miliwatts de potência para atingir 86 decibéis de pressão sonora, aproximadamente o mesmo volume do tráfego da cidade.
Para poder comentar deves entrar na tua conta