A 1ª edição realiza-se de 17 de julho a 5 de agosto de 2022 nas faculdades de Economia e de Engenharia da Universidade do Porto.
Comentários: 0
Aprender empreendedorismo e inovação no Porto
Foto de Keira Burton en Pexels

Aquela que é considerada a “maior academia de empreendedorismo e inovação do mundo” escolheu o Porto para realizar as suas cinco próximas edições. Falamos da European Innovation Academy (EIA) que reúne todos os anos mais de 500 estudantes, oriundos de 120 universidades internacionais, e mais de 100 mentores e oradores. Isto quer dizer que, até 2026, a cidade Invicta vai ser um dos principais destinos internacionais para académicos e empreendedores de todo mundo.

Reconhecida como o “maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital do mundo”, a EIA organiza um programa intensivo de três semanas, dedicado aos temas da inovação e tecnologia, que visa potenciar a criação de novas ideias de negócio pelos estudantes universitários, explicam num comunicado publicado pela própria Universidade do Porto, o parceiro académico do projeto. Este programa inclui momentos de formação, discussão, 'networking' e partilha de experiências num ambiente internacional.

Porto acolhe academia de inovação
Photo by Buenas Dicas on Unsplash

A primeira edição da EIA no Porto realiza-se de 17 de julho a 5 de agosto de 2022, nas faculdades de Economia e de Engenharia da mesma universidade. “Ao longo de três semanas, os participantes vão viver todas as etapas de criação e lançamento de projetos empreendedores, com o apoio de mentores e especialistas de instituições internacionais”, esclarecem.

O propósito destes profissionais passa por acompanhar e ensinar os estudantes em áreas como gestão e negócios, marketing, tecnologia, design, software ou investimento. E chegam das universidades de Stanford, U.C. Berkeley ou Michigan, mas também de Silicon Valley, nomeadamente da Google, Amazon, Microsoft, Facebook, Uber, Hubspot.

Curso intensivo de empreendedorismo e inovação
Foto de Kampus Production en Pexels

Porquê o Porto?

Esta academia de inovação chega pela primeira vez ao Porto depois se ter sido organizada nos últimos cinco anos em Cascais. E assim foi graças ao “esforço conjunto” das instituições organizadoras, a Universidade do Porto, Câmara Municipal do Porto e ScaleUp Porto, bem como das suas parceiras, o Santander Universidades e a Beta-i, referem no documento.

A cerimónia de apresentação da EIA decorreu na Reitoria da universidade na passada sexta-feira, dia 11 de fevereiro de 2022. E na ocasião Filipe Araújo, o vice-presidente da Câmara do Porto, destacou que o propósito deste Executivo tem passado por “dotar a cidade de ferramentas inovadoras para criação de valor acrescentado e mais emprego qualificado”, disse citado por uma nota de imprensa publicada pela própria autarquia.

“O Porto posiciona-se, cada vez mais, como um destino atrativo para académicos, investigadores e empreendedores. É neste ecossistema de inovação e neste posicionamento que se enquadra a escolha da Invicta para acolher esta iniciativa. É, por isso, estratégico promover e dar a conhecer a cidade como um destino de eleição para inovação a jovens empreendedores de algumas das mais prestigiadas universidades do mundo”, assumiu Joana Resende, pró-reitora da Universidade do Porto para a área do Planeamento Estratégico, citada pelo ECO.

Cursos intensivos de tecnologia no Porto
Foto de Visual Tag Mx en Pexels
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta