Jovens à procura de casa

Jovens a viver no interior? "Falta emprego e salários são baixos"

A falta de emprego e os baixos salários que impedem os jovens de aceder à habitação e a um projeto de vida “parecem ser a principal razão do abandono do Interior”, disse a secretária de Estado da Habitação esta terça-feira, dia 15 de abril.No distrito de Castelo Branco, no âmbito da execução do inve
Comprar casas no campo

Viver no campo: a moda da pandemia virou tendência no pós-covid?

O modo de vida dos portugueses foi – e muito – moldado pela pandemia da Covid-19. Os confinamentos mostraram a importância de viver em casas com áreas maiores e com espaços ao ar livre. E o teletrabalho, que se massificou em 2020, criou a possibilidade de trabalhar à distância. Tudo isto acabou por criar uma tendência em Portugal: viver no campo, em contacto com a natureza e longe dos grandes centros urbanos. Até porque aqui as casas para comprar tendem a ser mais baratas. Mas será que esta tendência veio para ficar? Ao que tudo indica, sim (e até está reforçada): os dados do idealista/data revelam que a procura de casas à venda disparou em 81% dos concelhos com menos de 10 mil habitantes entre o início de 2020 e o arranque de 2024. E contam-se mesmo 48 municípios menos populosos do interior e ilhas onde o interesse em adquirir casa mais que duplicou neste período.
viver no interior

3.000 pessoas mudaram-se para o interior com apoio do Governo

Cerca de 1.700 candidaturas foram aprovadas em quatro anos do programa Emprego Interior Mais, uma medida com incentivos para a mobilidade de população para o interior e que terminou em 31 de dezembro. A aprovação das candidaturas implicou a deslocação para zonas do interior de 3.032 pessoas, in
Alugar autocaravanas

Viajar com a casa às costas: “Autocaravanas impulsionam interior”

Viajar com tranquilidade, liberdade e em pleno contacto com a natureza ganhou outra importância depois da pandemia. E, para conjugar todos estes fatores, há cada vez mais famílias que procuram autocaravanas para alugar. Até porque o autocaravanismo permite ir à descoberta de locais menos turísticos, mais isolados e no meio da natureza, como são exemplo várias zonas no interior do país. É por isso mesmo que Maria Liquito, Country Manager da Yescapa Portugal, acredita que “o autocaravanismo permite impulsionar o turismo e a economia local no interior e centro do país”, partilha em entrevista.

Trabalhar no interior: programa do Governo criou 34 mil empregos

Mais de 34 mil postos de trabalho diretos já foram criados pelo Programa de Valorização do Interior (PVI), num investimento total de quase 6,7 mil milhões de euros, revelou a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional esta quinta-feira, dia 13 de outubro. À margem da cimeira aeronáutica Portu
Governo de olhos postos no interior do país: 4.720 pessoas já se transferiram, diz ministra

Governo de olhos postos no interior do país: 4.720 pessoas já se transferiram, diz ministra

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, referiu que 4.720 pessoas já se transferiram para o interior ao abrigo de programas do Governo, dizendo que são todos “bem-vindos”. Na interpelação do PSD ao Governo sobre coesão territorial, que decorreu quinta-feira (13 de maio de 2021), a ministra foi questionada pelo deputado e líder do Chega André Ventura se “o grande programa socialista de transferência de pessoas e de população do litoral para o interior” apenas conseguiu captar 250 pessoas.
Teletrabalho no interior: Governo dá apoio mensal de 219 euros por pessoa e incentivos ao coworking

Teletrabalho no interior: Governo dá apoio mensal de 219 euros por pessoa e incentivos ao coworking

O teletrabalho ganhou força durante a pandemia da Covid-19 e está nos planos no Governo continuar a estimulá-lo. De entre o vasto pacote de medidas do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), destaca-se um apoio à contratação em regime de teletrabalho, equivalente a metade um IAS - Indexante de Apoios Sociais (438,8 euros) dado às empresas do litoral que criem postos de trabalho no interior do país. O valor do apoio é de 219 euros por pessoa, sendo que a medida tem um orçamento estimado de 20 milhões de euros.
Governo vai dar até 4.800 euros a quem for viver e trabalhar para o interior

Governo vai dar até 4.800 euros a quem for viver e trabalhar para o interior

Quem estiver disposto a mudar-se para o interior do país para trabalhar, mas também os estudantes que ali iniciem a sua vida profissional, terão direito a um apoio do Governo que começa nos 2.600 e que pode ir até aos 4.800 euros. A medida insere-se no programa “Trabalhar no Interior” e pretende apoiar diretamente os trabalhadores que decidam mudar-se para zonas menos povoadas, desde que assinem um contrato de trabalho.