Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Ir viver para o interior? Afinal, ajudas públicas também são para morar junto à praia

Trabalhadores podem beneficiar de apoio inicial de até 4.827 euros para mudar-se. Já as empresas podem receber até 82.106 euros por posto de trabalho criado.

Photo by Michele Marri on Unsplash
Photo by Michele Marri on Unsplash
Autor: Redação

O Governo quer atrair mais empresários e trabalhadores para o interior do país e criou um programa de apoio para o efeito. Mas lembra que não será preciso ir viver quase para a fronteira de Espanha para usufruir deles. A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, aponta os casos de Setúbal, e das muitas praias da costa alentejana, que podem ser uma solução para uma família lisboeta.

A governante deu o exemplo de uma família da capital, em declarações ao Expresso, lembrando que bastará descer pouco mais de 50 quilómetros até Setúbal, apanhar o ferry até Troia e instalar-se numa das muitas praias da costa alentejana para beneficiar de vários subsídios a fundo perdido destinados aos territórios do interior.

Com os apoios do Governo, um empresário pode receber 82.106 euros por emprego criado em qualquer dos territórios alvo de discriminação positiva pelas políticas públicas e o trabalhador 4.827 euros, caso decida mudar-se. Os pequenos e médios empresários e as entidades de economia social podem receber, por cada novo posto de trabalho criado, um subsídio a fundo perdido até 1900,60 euros por mês, ao longo de três anos.

O mapa do interior, porposto pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), abrange a esmagadora maioria do território de Portugal continental: inclui 165 municípios mais 73 freguesias de outros 21 municípios. Apesar disso, e segundo o ministério da Coesão Territorial, só responde por 20% da população, 20% das empresas e 14% do pessoal ao serviço das empresas.

O primeiro objetivo do programa é canalizar 312 milhões de fundos comunitários para este interior, incentivando 590 milhões de novos investimentos e criar 2310 novos postos de trabalho diretos.