
Crédito habitação: dedução de juros mantém-se no máximo em 296 euros
Foram rejeitadas no Parlamento as propostas apresentadas por vários partidos que pretendiam alargar a todos os cidadãos com crédito habitação a possibilidade de deduzirem ao IRS uma parte dos juros pagos nos respetivos empréstimos da compra de habitação própria e permanente.

Apoio ao crédito da casa: "Estamos a empurrar o problema com a barriga"
O contexto atual é desafiante. As famílias que têm crédito habitação indexado à Euribor estão a sentir as prestações da casa subir a pique.

Juros da casa sobem para valor mais elevado desde junho de 2012
A taxa de juro tem vindo a subir, nos últimos meses, agravando as prestações da casa a pagar ao banco, uma vez que a maioria dos contratos em Portugal são de taxa variável, espelhando diretamente a evolução das Euribor. Em janeiro de 2023, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito habitação foi 2,217%, o valor mais elevado desde junho de 2012, traduzindo uma subida de 31,9 pontos base (p.b.) face a dezembro de 2022 (1,898%)

Restruturação de crédito habitação isenta de Imposto de Selo, quer APB
A Associação Portuguesa de Bancos quer a clarificação da norma de incidência do Imposto do selo, com o objetivo de assegurar que as operações de reestruturação de crédito habitação fiquem isentas deste encargo.
Num comentário enviado à Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no âmbito da especialid

Euribor volta a subir em outubro: como agrava as prestações da casa?
Comprar casa com recurso a crédito habitação está a ficar mais caro à medida que o BCE decide aumentar as taxas de juros diretoras. A última subida ocorreu no passado dia 27 de outubro, em 75 pontos base, elevando a taxa de refinanciamento para os 2%. Esta decisão influencia as taxas Euribor, que estão a subir em flecha para todos os prazos. Isto quer dizer que quem pretende, hoje, contratar um empréstimo habitação de taxa variável vai pagar mais de prestação da casa do que quem contratou há meses ou anos. O idealista simulou como é que as recentes subidas da Euribor impactam as prestações.

Subida dos juros: Governo preparado para estudar medidas na habitação
O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou esta terça-feira, 6 de setembro de 2022, que o Governo está a acompanhar a pressão da subida dos juros no rendimento das famílias e “preparado para estudar medidas”, além do limite de 2% introduzido no na atualização das rendas.Pedro Nu

Euribor a 12 meses atinge 0,992% em julho - e a 6 meses 0,466%
As taxas Euribor estão a subir a toda a velocidade. E depois do Banco Central Europeu (BCE) ter subido as taxas de juro diretoras em 50 pontos base, poderão subir ainda mais. Em julho, as taxas médias da Euribor subiram para todos os prazos.

Juros no crédito à habitação voltam a descer – prestação média mantém-se nos 235 euros
A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação voltou a descer em julho para 0,800%, menos 1,1 pontos base (p.b.) que em junho (0,811%), segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Juros no crédito à habitação sobem há sete meses – estão em máximos de três anos
A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação foi 1,081% em junho, mais 0,1% pontos base que em maio. A taxa está a subir há sete meses e encontra-se em máximos de três anos (desde julho de 2016), segundo o INE.

Prestação da casa segue em baixa: juros em terreno negativo até 2020, diz BCE
Boas notícias para quem tem de pagar um empréstimo ao banco pela compra de casa. Os indexantes que servem de base à grande maioria dos contratos de crédito à habitação em Portugal vão continuar em níveis baixos durante pelo menos mais dois anos, segundo as previsões do BCE. As taxas só deverão voltar a terreno positivo no final desse ano.
Juros da casa estabilizam em maio, mas descem nos contratos dos últimos três meses
A taxa de juro implícita nos contratos de crédito à habitação manteve-se inalterada em maio, face a abril, mas desceu nos contratos mais recentes, ou seja, os que foram celebrados nos últimos três meses.

PS e BE apresentaram proposta sobre Euribor negativa. Bancos estão contra
A proposta sobre a Euribor negativa foi apresentada esta quinta-feira pelo PS e BE. Será votada, na próxima semana, na Comissão de Orçamento e Finanças. Os bancos já se vieram mostrar contra a aplicação de taxas negativas no crédito à habitação, uma medida que consideram “incoerente e desequilibrada”.

Euribor negativa vai dar crédito para descontar nos juros da casa
O PS está a preparar-se para viabilizar uma proposta apresentada há dois anos pelo BE que pretende obrigar os bancos a refletir, na íntegra, a Euribor negativa nos empréstimos à habitação. Ainda assim, a proposta permitirá aos bancos adiar esse impacto para quando as taxas Euribor entrarem em valores positivos.

taxas de juro no crédito à habitação voltam a baixar em agosto
boas notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. segundo o instituto nacional de estatística (ine), em agosto, a taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu – pelo 19º mês consecutivo – para 1,407% face a julho.

crédito à habitação: juros e prestações voltam a descer em setembro (gráficos)
a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação e a prestação média vencida voltaram a cair em setembro, fixando-se nos 1,938% e nos 274 euros, respectivamente, de acordo com dados do instituto nacional de estatística (ine)segundo a mesma fonte, “a taxa de juro implícita no