juros da casa

Juros da casa sobem para valor mais elevado desde junho de 2012

A taxa de juro tem vindo a subir, nos últimos meses, agravando as prestações da casa a pagar ao banco, uma vez que a maioria dos contratos em Portugal são de taxa variável, espelhando diretamente a evolução das Euribor. Em janeiro de 2023, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito habitação foi 2,217%, o valor mais elevado desde junho de 2012, traduzindo uma subida de 31,9 pontos base (p.b.) face a dezembro de 2022 (1,898%)
Euribor no crédito habitação

Euribor volta a subir em outubro: como agrava as prestações da casa?

Comprar casa com recurso a crédito habitação está a ficar mais caro à medida que o BCE decide aumentar as taxas de juros diretoras. A última subida ocorreu no passado dia 27 de outubro, em 75 pontos base, elevando a taxa de refinanciamento para os 2%. Esta decisão influencia as taxas Euribor, que estão a subir em flecha para todos os prazos. Isto quer dizer que quem pretende, hoje, contratar um empréstimo habitação de taxa variável vai pagar mais de prestação da casa do que quem contratou há meses ou anos. O idealista simulou como é que as recentes subidas da Euribor impactam as prestações.
Prestação da casa segue em baixa: juros em terreno negativo até 2020, diz BCE

Prestação da casa segue em baixa: juros em terreno negativo até 2020, diz BCE

Boas notícias para quem tem de pagar um empréstimo ao banco pela compra de casa. Os indexantes que servem de base à grande maioria dos contratos de crédito à habitação em Portugal vão continuar em níveis baixos durante pelo menos mais dois anos, segundo as previsões do BCE. As taxas só deverão voltar a terreno positivo no final desse ano.