Centros comerciais processam Estado por imposição de isenção de rendas
A isenção da componente fixa da renda dos lojistas dos centros comerciais foi aprovada em Assembleia da República e teve efeitos entre março e dezembro de 2020. O objetivo passava por ajudar os lojistas a ultrapassar a crise gerada pela pandemia da Covid-19.
Rendas fixas em centros comerciais: desconto para lojistas prolongado até junho
Para ajudar a ultrapassar a crise gerada pelo pandemia da Covid-19, e agravada pelo segundo confinamento, os lojistas dos centros comerciais beneficiam de um desconto de até 50% na renda fixa, calculado em função da perda de faturação. Agora, e em linha com o que estava previsto no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), o Governo decidiu prolongar esta ajuda por mais três meses, ou seja até ao final de junho de 2021.
Centros comerciais: aprovada suspensão da renda fixa até 31 de março de 2021
Até 31 de março de 2021, e devido à crise gerada pela pandemia da Covid-19, os lojistas dos centros comerciais vão pagar apenas a renda variável, ficando suspenso o pagamento da renda fixa (mínima).
Almada Fórum: Merlin aceita dar descontos nas rendas mas exige contratos mais longos
A dona do Almada Fórum, a Merlin Properties, propôs aos lojistas um acordo que dá desconto nas rendas, mas impõe várias condições, nomeadamente o prolongamento automático dos contratos. A proposta prevê um perdão total das rendas de abril e maio, um desconto de 60% nas de junho, e um programa de outros descontos o resto do ano. Ainda assim, o perdão só é automático para os contratos que ainda estejam em vigor depois de 31 de dezembro do próximo ano.
Restauração atrai cada vez mais pessoas aos centros comerciais
A restauração atrai cada vez mais pessoas aos centros comerciais e faz disparar o espaço alocado a esta componente. Esta é uma tendência, de resto, que tende a ganhar força nos próximos anos, conclui a consultora JLL.
"Mercado dos ativos imobiliários recuperou mais depressa do que a venda dos lojistas", diz CEO da Sonae Sierra
O presidente executivo da Sonae Sierra, grupo internacional especialista em centros comerciais, confirma que "o imobiliário de retalho foi afetado pela crise", sendo que o mercado dos ativos está a recuperar mais depressa do que o das vendas dos lojistas.
Novo regime de saldos beneficia consumidores
A liberalização do período de saldos e dos horários no comércio vai beneficiar os consumidores, considera a associação de defesa dos consumidores (Deco). Uma opinião, de resto, partilhada pelo Governo e por algumas associações que agrupam os principais retalhistas.
Radiografia do dia: As 10 profissões que mais estão a crescer em Portugal
Dados do Observatório Europeu de vagas para o emprego revelam que, em Portugal, as profissões em crescimento são as menos qualificadas.
“pop up store”: o que é isto?
em português, o verbo 'to pop up' significa aparecer súbita e inesperadamente, como fazem as lojas temporárias que abrem as portas em lugares estratégicos e desaparecem pouco tempo depois, quase sempre sem deixar vestígios.