Irlandês Paschal Donohoe eleito presidente do Eurogrupo: o perfil do sucessor de Mário Centeno

Irlandês Paschal Donohoe eleito presidente do Eurogrupo: o perfil do sucessor de Mário Centeno

Paschal Donohoe é o novo presidente do Eurogrupo, tendo vencido, esta quinta-feira (9 de julho de 2020), a eleição para a liderança do fórum de ministros das Finanças da zona euro, anunciou o presidente cessante Mário Centeno. O irlandês derrotou na segunda volta a espanhola Nadia Calviño – a candidata apoiada por Portugal –, depois de o luxemburguês Pierre Gramegna ter abdicado cumprida a primeira volta.

O que acontece a Portugal se a Grécia sair da zona euro?

Pouco, ou nada. A garantia de que Portugal pouco ou nada vai sofrer se acabar por se confirmar a saída da Grécia da zona euro foi ontem reiterada pela ministra das Finanças. Maria Luís Albuquerque disse ontem que os "cofres cheios" permitem a Portugal enfrentar com "tranquilidade" os impactos negativos de um eventual incumprimento ou mesmo saída da Grécia da zona euro.
Rumores

Rumores

Tratado pede mais oito mil milhões de austeridade: Além dos 3,9 mil milhões de euros de cortes previstos para o próximo ano, Portugal precisa de mais 4,2 mil milhões de euros entre 2015 e 2017 para cumprir o objectivo de um défice estrutural de 0,5% do PIB exigido pelo Tratado Orçamental europeu.
portugal pode ter mais sete anos para pagar resgate

portugal pode ter mais sete anos para pagar resgate

os representantes do banco central europeu, da comissão europeia, do fundo monetário internacional e do fundo europeu para a estabilidade financeira (feef) recomendaram esta terça-feira à união europeia que aprove a extensão por sete anos do prazo dos empréstimos concedidos a portugal e à irlanda no