Comentários: 0
eurogrupo indisponível para aplicar condições da grécia a portugal

os ministros das finanças da alemanha e de frança desaconselharam portugal a beneficiar das novas condições acordadas para o empréstimo à grécia. uma ideia, de resto, partilhada pelo presidente do eurogrupo, jean-claude juncker, que considerou que este órgão não está “preparado para dar tratamento igual ou semelhante” a portugal e à irlanda. já vítor gaspar, ministro das finanças de portugal, adiantou que portugal não é a grécia, mas adiantou que vai ficar “atento a oportunidades nesta matéria”

“eu não aconselharia portugal a ousar esse passo, porque a comparação com a grécia não me parece adequada”, disse esta segunda-feira o ministro das finanças alemão, wolfgang schäuble, referindo que atenas é um “caso muito específico”. “as taxas para os créditos bilaterais à grécia não são as mesmos para estes dois países, por isso não são comparáveis”, acrescentou o governante, salientando que seria um ”sinal terrível” se portugal pedisse uma extensão no pagamento de juros

mais tarde foi a vez do presidente do eurogrupo, o luxemburguês jean-claude juncker, abordar o assunto. de acordo com o governante, o eurogrupo não estápreparado para dar tratamento igual ou semelhante” a portugal e à irlanda em relação ao acordado para a grécia. ainda assim, juncker adiantou, citado pela tsf, que a questão “será mantida em análise”

vítor gaspar relativizou o “travão” imposto pelo eurogrupo, mas reconheceu que as medidas acordadas para a grécia não serão aplicadas a portugal, pelo menos para já. o ministro das finanças adiantou que “portugal não é a grécia” e que o país “está atento a oportunidades nesta matéria e solicitará a discussão destas questões quando oportuno, no contexto da sua estratégia global de regresso ao mercado de obrigações em condições normais”

na opinião do ministro das finanças, houve uma considerável confusão no debate público em portugal sobre esta matéria, já que existiu uma “simplificação excessiva de assuntos complexos”, que “conduz inevitavelmente a mal entendidos”

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade