
Todos temos, pelo menos, uma viagem de sonho por realizar. O problema dos sonhos é que são como as expectativas: de tão altos, acabam por cair a pique quando não correspondem à realidade. E é esse o perigo das viagens de sonho: idealizar um destino à semelhança do que é partilhado pelos influenciadores ou pelas descrições idílicas das agências de viagens.
Destinos de férias que podem desiludir
Um dos casos é a Disneyland Paris. As fotografias mostram um grande cortejo — quando, na realidade, alguns relatam que não é assim tão grande ou que não está atualizado com as novas figuras do mundo da Disney — e as filas são sempre o pior dos pesadelos. “Em resumo, se gosta de filas e de um lugar lotado de gente, vai adorar”, diz um dos comentários das piores avaliações da plataforma Tripadvisor.
O mesmo acontece com a famosa Fontana Di Trevi, em Roma. É comum vermos fotografias deslumbrantes deste lugar, mas há algo em que não pensamos quando as vemos: qual a altura em que foram tiradas? Certamente, se é só a fonte que vê, foi tirada logo após o sol nascer, momento em que os turistas ainda estão a despertar ou a tomar o pequeno-almoço nos hotéis.
Fatores a ter em conta na hora de marcar uma viagem
Nada disto quer dizer que os destinos mais famosos não valham uma visita. O facto de corresponderem, ou não, às expectativas dependerá sempre de variados fatores que devem ser avaliados antes de marcar a viagem:
1. Tipo de viagens ideais. Uma pessoa que gosta de descobrir novas culturas e locais, poderá não ficar fã de resorts em ilhas paradisíacas;
2. A altura da viagem. É certo que Santorini, na Grécia, vai ter turistas por toda a parte no verão, por isso, viajar em época baixa será melhor para uma experiência autêntica;
3. Pesquisar, mas não demasiado. Quantas mais fotografias e comentários forem procurados sobre um sítio, mais enviesada fica a nossa opinião sobre o mesmo. Ir sem muitas expectativas é o melhor.
4. Preço e estado de espírito. Por mais que uma ida a Nova Iorque seja um sonho para alguns, os preços praticados na cidade podem deixar a viagem aquém. Antes de partires, deves estar ciente sobre o custo de vida na cidade (podes consultar no site Numbeo) para não andares stressado a contar tostões.
Deixamos a expetativa e a realidade, partilhada por turistas no Tripadvisor, dos sítios mais famosos e perigosos por terem demasiadas pessoas, pela dimensão de algumas atrações (como o quadro da Mona Lisa, em França, e A Pequena Sereia, na Dinamarca) ou pelo preço exorbitante.
Fontana di Trevi, Itália


Grande Muralha da China, China


Mona Lisa, França


Para poder comentar deves entrar na tua conta