Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Como ter a casa sempre limpa: pequenos hábitos que fazem milagres

Fazer a cama ao levantar, ventilar bem os espaços para evitar maus odores, lavar a louça do pequeno almoço. Estas são algumas dicas simples, mas há muitas mais.

Via Habitissimo
Via Habitissimo
Autor:

Obsessão para alguns e sonho inatingível para outros. Mas a verdade é que manter a casa sempre limpa não é impossível. É preciso, é claro, algum esforço, um pouco de organização e “não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”. Às vezes, algo tão simples como uma pequena mudança de hábitos pode fazer milagres. Aqui estão algumas dicas da Habitissimo que podem ajudar-te nessa tarefa.

Não deixar as coisas em qualquer sítio

Deixar a mala e o casaco na cadeira ao chegar em casa, o livro no sofá antes de dormir, os papéis que tens que arquivar na mesa, os brinquedos das crianças no chão na hora de dormir. Se a arrumação não existir terás trabalho extra quando a limpeza for necessária. Estes pequenos gestos demoram apenas alguns segundos – e além da casa ficar muito mais arrumada, levará muito menos tempo a limpar.

Habitissimo
Habitissimo

E o mesmo vale para roupas recém-lavadas: é melhor passar a ferro e guardar imediatamente. Se se acumular, vai enrugar mais, montanhas de roupas vão acumular-se e o trabalho vai sair “muito mais caro”.

Usar caixas de arrumação

Habitissimo
Habitissimo

Limpar o interior de armários ou bancadas pode ser um trabalho titânico e, por isso, costuma ser adiado. Tudo será mais fácil se objetos mais pequenos forem armazenados em caixas ou cestos. Eles ficarão mais organizados, será mais fácil localizá-los, não vão ganhar pó e, na hora da limpeza, tudo será muito mais rápido.

Dar uma limpeza na casa de banho

Via Habitissimo
Via Habitissimo

Sem dúvida é a divisão que mais exige limpeza e, por vezes, a que mais trabalho dá. Mas tudo será muito mais fácil se depois do banho limpares o espelho, as torneiras e o lavatório com um pano. Isso evitará que se acumulem salpicos e a casa de banho estará sempre com uma imagem limpa. Mais uma vez, será depois muito mais fácil limpá-la em profundidade.

Limpar a cozinha

Habitissimo
Habitissimo

Se enquanto cozinhas removeres utensílios da bancada ou lavares aquilo que não vais usar, economizarás tempo. Outra dica: após o pequeno almoço, lava a louça e a bancada. Demora cinco minutos e evitará o acumular de coisas, algo que fará com que a tua cozinha pareça desarrumada e suja.

Aspirar a casa

Habitissimo
Habitissimo

A aspiração leva cinco minutos e, de vez em quando, evita que a poeira se espalhe pela casa e acabe em todos os lugares: debaixo da cama, dentro ou sob os armários.

Outros pequenos conselhos

Habitissimo
Habitissimo

Existem outros hábitos simples que também ajudam muito a manter a casa limpa e em perfeitas condições para "visitas inesperadas": fazer a cama ao levantar, ventilar bem para evitar maus odores, retirar objetos de decoração dos móveis que não precisas, etc..

Segue algumas destas dicas e verás que manter a casa sempre limpa é muito mais fácil do que pensavas.