Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Como organizar o dia? 5 dicas para gerir melhor o tempo

Dividir tarefas e fazer pausas são dois aspetos importantes para seres mais produtivo e feliz.

Gestão de tempo
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels
Autor: Redação

Organizar tarefas no dia a dia muitas vezes não é tarefa fácil. E para quem ficou em teletrabalho, separar a vida profissional da vida familiar foi mesmo um desafio, colocando em evidência a importância de adotar estratégias para gerir melhor o tempo. Os resultados podem mesmo compensar o esforço, já que a produtividade no trabalho aumenta e a ansiedade fora dele tende a diminuir.

São vários os benefícios que uma boa gestão de tempo pode trazer para a tua vida. No trabalho, este é o primeiro passo para alcançar metas e objetivos e é também a receita para aumentar a produtividade, segundo escreve a Hotmat, a tecnológica internacional que aposta na criação de conteúdos digitais. E, na vida pessoal, uma boa gestão pode aumentar o tempo dedicado às atividades de lazer. Toda esta organização torna a rotina mais equilibrada e, em consequência, reduz o stress e ansiedade.

Preparado para reorganizar a tua vida? Então, toma nota das 5 dicas preparadas pela Hotmart para melhorar a gestão de tempo.

Gerir o tempo
Foto de Ketut Subiyanto no Pexels

Autoconhecimento

Este é mesmo o primeiro passo para organizares a tua rotina da melhor forma. Isto porque só assim podes construir uma agenda adaptada às tuas necessidades. Começa por identificar os períodos mais e menos produtivos do teu dia e toma nota do tempo que gastas, em média, para realizar cada atividade. Não te esqueças ainda de apontar todas as tuas distrações, para que as possas evitar. Mapear tudo é importante para saber exatamente quanto tempo precisas para concluir cada tarefa e também para as organizares sem te sobrecarregares.

Gestão de tempo passa pelo autoconhecimento
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Definir prioridades

Depois de identificadas as principais tarefas, há que organizá-las consoante a sua prioridade. Se começares por uma tarefa que não é tão importante, podes estar a perder tempo precioso e necessário para uma atividade mais urgente. Por isso, prioriza as tuas tarefas e organiza o teu dia de forma a começares por aquelas que são mais urgentes. E depois de concluídas, podes finalmente focar-te nas tarefas que tenham um prazo mais alargado.

Lista de prioridades
Foto de Suzy Hazelwood no Pexels

Dividir as tarefas

Há tarefas que nos consomem imenso tempo e se não as organizarmos corremos o risco de baixar a nossa produtividade. Por isso, a solução passa por dividir a atividade em várias pequenas tarefas ao longo da semana para, assim, facilitar o processo e trabalhar de forma mais tranquila.

Agenda para organizar tarefas
Foto de Kaboompics .com no Pexels

Anotar todos os compromissos

Não confies só e apenas no poder da tua memória. Para que nada falhe, o melhor mesmo é apontares todas as tuas tarefas e compromissos num bloco de notas ou agenda. Esta é uma regra de ouro, até porque é uma ótima forma de visualizar tudo o que é preciso fazer e gerir melhor o tempo necessário para concluir cada tarefa.

Calendário e agenda
Imagem de Pexels por Pixabay

Fazer pausas

Fazer pausas em momentos estratégicos no teu dia é importante para manter a produtividade e ter uma rotina saudável. Isto porque as pausas ajudam-te a recuperar energias e a descansar a mente, nem que seja só por cinco minutos. Olha para o teu dia e escolhe o melhor momento de manhã e à tarde para lanchar com tranquilidade e alongar o corpo.

Fazer pausas durante otrabalho
Foto de Greta Hoffman no Pexels