
Rumores
Troika continua em Portugal mesmo depois de programa de ajustamento: Os ministros das Finanças da Zona Euro saudaram esta segunda-feira a Irlanda pela conclusão do programa de ajustamento.

chumbos do tc são “dificuldade particular” de portugal, diz lagarde
a directora-geral do fundo monetário internacional (fmi) disse que portugal tem uma “dificuldade particular” no programa de ajustamento em curso, que são os chumbos do tribunal constitucional (tc) a algumas medidas do governo.

“troika” aceita mudanças nas indemnizações por despedimento
o corte nas indemnizações por despedimento poderá ser mais suave que o previsto.

portugal vai receber mais dinheiro da “troika”
apesar de não ter pedido, o governo vai receber mais dinheiro da “troika” face ao que estava inicialmente previsto.
técnicos da “troika” estão em portugal para a sexta avaliação
a consolidação orçamental, o sistema financeiro e as reformas estruturais serão os grandes pilares da sexta avaliação da “troika” ao programa de assistência económica e financeira (paef) de portugal, que começa hoje.

seguro quer mais explicações sobre “refundação” do programa de ajustamento
antónio josé seguro quer mais explicações por parte de pedro passos coelho sobre a “refundação” do programa de ajustamento negociado com o fundo monetário internacional e a união europeia.

“troika”: ajuda mantém-se até 2015 mas sem perdão da dívida
portugal terá de prolongar o programa de assistência até 2015 e de receber até mais 30 mil milhões de euros do que o previsto no pacote actual.

china ajuda portugal a comprar dívida do fundo europeu
os investidores chineses, incluindo o próprio governo de pequim, vão comprar uma "grande proporção" de títulos de dívida do fundo de resgate, que vai ser vendida em junho, para ajudar portugal.

construção: quase 150 mil postos de trabalho estão em risco
os sectores da construção e imobiliário são dos mais afectados pela crise económica que se faz sentir no país, havendo 140 mil postos de trabalho em risco.

sabe porque a sua casa vai ficar mais cara?
ter casa própria vai ser cada vez mais caro, escreve o jornal de negócios (jdn) na edição de hoje, aludindo às medidas previstas no acordo entre o governo e a "troika", que resultou num empréstimo a portugal de 78 mil milhões de euros.
estado obrigado a divulgar despedimentos
a flexibilização de despedimentos é uma das medidas emblemáticas da "troika”, mas o ps e psd garantem que não se aplica ao principal empregador do país - o estado.

empréstimo do fmi chega até ao fim do mês
o fundo monetário internacional (fmi) já activou os mecanismos internos para, com urgência, o seu conselho executivo poder aprovar uma parte do empréstimo a portugal.

subsídio de desemprego reduzido para 18 meses e cortado em mais de 200 euros
uma das medidas prevista no memorando de políticas económicas e financeiras acordado entre o governo e a "troika” prevê alterações na atribuição do subsídio de desemprego, revela o diário económico (de).

resgate financeiro: afinal são necessários mais de 100 mil milhões
portugal precisa de mais de 100 mil milhões de euros para reequilibrar as contas do estado, do sector empresarial público e da banca revela o diário económico (de), adiantando ainda que o valor a que chegou a equipa de técnicos, que passou a pente fino o estado e o sector financeiro, é superior ao i