Quando vai ser pago o apoio extra aos pensionistas?
O ano 2024 reserva uma boa surpresa para os reformados. Foi no dia 14 de agosto que o primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou a boa nova, ficando a saber-se que os pensionistas com reformas mais baixas receberiam um “bónus”.
Pensões Vs PIB: Portugal é o quinto país da UE onde o peso é maior
Em 2021, os países da União Europeia (UE) gastaram 1.882 mil milhões de euros com o pagamento de pensões, o equivalente a 12,9% do PIB. Segundo dados divulgados pelo Eurostat, apesar dos gastos com estas prestações para a velhice terem aumentado 2,8% face a 2020, o peso no PIB foi 0,7 pontos percentuais (p.p.) inferior a 2020, ano em que se situou em 13,6%. Portugal é, de resto, um dos países da UE onde as pensões de velhice e sobrevivência mais pesam no PIB: ocupa o 5º lugar entre 27 países.
Velhice: 4 em cada 10 pensionistas têm reforma inferior ao valor mínimo
Entre 2018 e 2022, quase quatro em cada 10 pensionistas de velhice (37,1%) recebem um valor de reforma inferior ao valor mínimo estabelecido no Regime geral de pensões, que passou, em cinco anos, de 269,08 euros para 278,05 euros. Em causa estão dados que constam no Relatório da Conta da Segurança Social relativo a 2022 e divulgado recentemente.
Reforma dos portugueses fica 60% aquém do necessário para viver sem dificuldades
Poupar ou não para a reforma? Uma coisa é certa: o valor da pensão, segundo um estudo do Instituto BBVA Pensões, não será suficiente para manter o nível de vida. Os dados revelam que a reforma fica 60% abaixo do valor que os portugueses necessitariam para viver com estabilidade.
Cortes das reformas antecipadas discutidos no Parlamento: BE e Governo sem consenso
O BE vai levar esta quarta-feira (11 de abril) a votos, no Parlamento, a proposta sobre a segunda fase do regime das reformas antecipadas para quem tem carreiras contributivas longas. Mas o Governo tem outros prazos, longe de satisfazer as expectativas do BE e PCP.
Poupar para a reforma? Menos de 1 em cada 3 portugueses está a fazê-lo
Os portugueses gostavam de se reformar antes do tempo e, na maioria dos casos, dizem que vivem sem dificuldades. No entanto, apenas cerca de terço está já a poupar para a reforma. Este é, pelo menos, o cenário traçado pelo Instituto BBVA de Pensões, a partir de uma sondagem realizada em Portugal.
Ministro Vieira da Silva garante que pensionistas não serão penalizados em 2017
O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, garantiu esta quinta-feira (dia 12) que os pensionistas não serão prejudicados no valor das respetivas pensões este ano, apesar de o montante que vão receber em janeiro ser um “pouco mais baixo”.
Guia para entender como vai mudar o valor das pensões
As pensões aumentam 0,5% agora em janeiro, mas a mudança na forma como passam a ser pagos os subsídios de Natal e de férias vai afetar o valor mensal que recebem os pensionistas.
dois mil reformados do estado com pensões reduzidas em 10%
o governo vai cortar em 10% as reformas dos pensionistas da função pública que recebem mais de cinco mil euros. no total, são cerca de duas mil pessoas que vão ser afectadas por esta medida prevista no orçamento do estado para 2011.
políticos não podem acumular pensão com salário
os deputados, autarcas, ex-políticos a receber subvenções vitalícias, médicos, magistrados, gestores de empresas públicas e outros reformados que a 1 de janeiro de 2011 estejam a acumular uma pensão com um salário na função pública terão de prescindir de uma das remunerações.
pensões de 4.000 euros emagrecem receitas do estado em 25 milhões
as pensões com valores superiores a quatro mil euros aumentaram 5% em 10 meses perfazendo um total de 5.581 pessoas beneficiárias. a edição de hoje do correio da manhã, citada pela agência financeira, revela que o recorde de crescimento nas reformas mais elevadas se deu entre os funcionári