Comentários: 0
Reforma dos portugueses fica 60% aquém do necessário para viver sem dificuldades
Matthew Bennett/Unsplash

Poupar ou não para a reforma? Muitos portugueses já começaram a fazê-lo, outros nem por isso. Uma coisa é certa: o valor da pensão, segundo um estudo do Instituto BBVA Pensões, não será suficiente para manter o nível de vida. Os dados revelam que a reforma fica 60% abaixo do valor que os portugueses necessitariam para viver com estabilidade.

Segundo a sondagem, citada pelo Negócios, o valor médio mensal necessário para manter uma vida sem dificuldades situa-se nos 1.118 euros. Um montante que fica muito aquém da pensão média que os portugueses esperam receber, ou seja, 453,70 euros. Quer isto dizer que precisaram de mais 665 euros para atingir o valor necessário.

A reforma é uma preocupação, mas ainda não é uma prioridade. Cerca de 40% dos portugueses afirmou poupar ou já ter poupado para a reforma. Ainda assim, e para todos aqueles que têm capacidade para poupar mensalmente, a reforma não se assume como prioridade. Salvaguardar uma situação de imprevisto ou emergência lidera a lista de objetivos de poupança (89%). Já a reforma surge como principal objetivo para 48% dos inquiridos.

Ainda assim, a sondagem revela que há mais portugueses a poupar, seja para a reforma ou para outros fins. Segundo os números apurados, 62% da população entre os 18 anos e os 65 anos (que não estão reformados) consegue poupar mensalmente, de forma regular (o que compara com 43% na sondagem do ano passado). Em média, a poupança atinge os 221,2 euros por mês.

Entre os que não poupam, seja para a reforma ou para outros fins, 75% aponta que a razão é não ter capacidade financeira para o fazer. Além da falta de capacidade financeira, outra das principais razões apontadas para não poupar para a reforma é considerar que ainda falta muito tempo para essa altura.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta