Trata-se de um projeto residencial do atelier português Paulo Martins Arquitectura & Design.
Comentários: 0
Beira Mar House
Foto: Ivo Tavares Studio

O projeto Beira Mar House, em Aveiro, do atelier Paulo Martins Arquitectura & Design, foi distinguido com uma menção honrosa na categoria ”Special Mention – Restoring Residential’’, nos World Architecture Award (WATA) 2022. A cerimónia de entrega de prémios aconteceu no passado dia 4 de outubro, em Paris.

“Decidimos dar a menção especial a este projeto pela dificuldade da envolvente, que foi tratada de forma interessante. A forma como o interior cria um espaço íntimo destaca-se”, diz o júri, tal como se pode ler no site dos WATA.

Inserida num dos bairros mais típicos e consolidados de Aveiro (Bairro da Beira Mar), esta moradia surge “como resultado de uma apaixonada e desafiante reforma, uma reforma que pretende devolver à cidade e aos seus usuários um estilo de vida, livre e em contacto com o espaço exterior, com o barulho das gaivotas e com o cheiro da maresia, com a cor do céu e o verde da vegetação”, lê-se na descrição do projeto do atelier Paulo Martins Arquitectura.

Paulo Martins Arquitectura & Design
Foto: Ivo Tavares Studio

"Implantada numa parcela de 30 metros de comprimento por 2,5 metros de largura, formalmente assume-se como um corredor habitável, corredor esse que, desde o momento da entrada, vai sendo preenchido por momentos, de escuridão, de luz, de surpresa, de descoberta, de compressão e de desafogo...o pátio tardoz”, acrescenta ainda.

De acordo com o atelier, a casa foi projetada para ser “vivida no resguarda da intimidade e na frescura do exterior, em sintonia com o passado e com um profundo respeito pelo futuro”.

O WATA é um concurso bienal dedicado a arquitetos que premeia os melhores projetos recentes em termos de qualidade arquitetónica de implementação dos produtos SAPA e TECHNAL. Os prémios são atribuídos por um júri internacional composto por 7 elementos – este ano contou com vários nomes da arquitectura mundial, como Brian Kleiver (SOM – Skidmore, Owings & Merrill, Dubai), Lucía Ferrater (OAB, Barcelona), ou Vasco Leónidas (NLA Arquitetos, Lisboa).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta