Já são conhecidos os vencedores da 10ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU), tendo a cerimónia de entrega dos galardões decorrido esta terça-feira (10 de maio de 2022) no Palácio da Bolsa, no Porto. Foram distinguidos nove projetos em 10 categorias distintas, eleitas por um júri independente de entre um leque de 74 projetos oriundos de 25 concelhos do país, revela a organização da iniciativa, salientando que se trata de um recorde em termos de dispersão geográfica dos candidatos.
“As cidades de Lisboa, Porto, Guimarães, Viseu e Ponta Delgada acolhem os melhores projetos de reabilitação urbana do país em 2022, recebendo as intervenções vencedoras da edição deste ano do PNRU”, refere em comunicado a organização do evento, salientando que a cidade do Porto recebe o maior número de projetos vencedores. De referir que o PNRU distinguiu, em dez anos, 89 projetos, num total de cerca de 700 projetos a concurso.
O PNRU é organizado pela Vida Imobiliária e conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura.
Estes são os vencedores do PNRU 2022, por categoria:
Residencial 
Rua Ivens 18-28 (Lisboa)
 Comercial & Serviços 
Palácio dos Correios (Porto)
 Turístico 
Hotel M.Ou.Co. (Porto)
 Impacto Social 
Edifício Teatro Jordão e Garagem Avenida (Guimarães)
 Cidade de Lisboa 
The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel (Lisboa)
 Cidade do Porto 
Hotel Eurostars Aliados (Porto)
 Intervenção Inferior a 1.000 m2
Casa na Mãe de Deus (Ponta Delgada)
 Intervenção de Restauro
Edifício Municipal Casa da Calçada (Viseu)
 Reabilitação Estrutural (Ex-aequo)
The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel (Lisboa) 
 Hotel Eurostars Aliados (Porto)
 Sustentabilidade 
Edifício Litografia Lusitana (Porto)
 
 
 
 
 
 
 
 
Para poder comentar deves entrar na tua conta