Estrangeiros a procurar casas em Portugal

Estrangeiros de olho nas casas à venda em Portugal: onde procuram?

Nada parece afastar o interesse dos cidadãos internacionais por Portugal, apesar do fim dos vistos gold, o aperto das regras para residentes não habituais e ainda a nova lei dos estrangeiros, que foi devolvida ao Parlamento cerca de há um mês depois de o tribunal ter detetado inconstitucionalidades.
Estrangeiros a comprar casa em Portugal

Estrangeiros procuram menos habitação com fim dos vistos gold e RNH

Os últimos meses foram marcados por mudanças profundas nos incentivos fiscais destinados aos cidadãos estrangeiros em Portugal: os vistos gold para investimento imobiliário terminaram em outubro e o regime para Residentes Não Habituais (RNH), nos antigos termos, acabou em 2024. O fim anunciado destes benefícios fiscais coincide com um arrefecimento na procura internacional de casas à venda no final de 2023, sobretudo pelos norte-americanos. E, no mesmo período, também se observou uma diminuição do interesse estrangeiro em arrendar casa em Portugal, tal como sugerem os dados do idealista/data. Mas, apesar desta menor atração, os estrangeiros continuam a representar mais de 22% do total da procura de casas para comprar e arrendar no nosso país.
Procura de casas para arrendar em Portugal

Rendas altas em Lisboa, Porto e Faro empurram famílias para periferias

As casas para arrendar em Portugal têm ficado cada vez mais caras, com as rendas a subir muito mais do que os salários das famílias nos últimos anos. E o cenário pouco mudou em 2023: as rendas das casas continuaram a aumentar, embora a menor ritmo, e apesar de que se tem observado a chegada de mais casas ao mercado de arrendamento, o número é ainda insuficiente para suprir as necessidades da procura. Assim, quem precisa de arrendar casa em Portugal tem de encontrar forma de se adaptar ao atual contexto, também marcado pelo apertado poder de compra. E como é que o está a fazer? Os dados do idealista/data mostram que 16 dos 20 concelhos mais procurados para arrendar casa no final de 2023 situam-se precisamente nas periferias de Lisboa e do Porto. Mas, mesmo assim, apresentam rendas medianas superiores a 800 euros mensais.
Comprar casa em Portugal

Comprar casa: municípios junto a Lisboa são os mais procurados

Ter uma casa própria continua a estar no topo das prioridades para muitas famílias. E, por isso mesmo, a procura de casas para comprar em Portugal continuou dinâmica (e bem superior à oferta) ao longo de 2023, numa altura em que a aquisição estava mais protegida pela legislação dada a exigência de apresentar a licença de utilização da habitação (este ano já não é assim). Mas esta procura de casas à venda foi-se adaptando ao atual contexto de incerteza, marcado pela perda de poder de compra e altos juros nos empréstimos bancários, observando-se um reforço da procura de habitação nas zonas periféricas das grandes cidades, sobretudo de Lisboa. São precisamente os municípios que rodeiam a capital os 17 mais procurados para comprar casa em 2023, apesar de mais de metade destes concelhos oferecerem preços medianos superiores a 300 mil euros.
Procura de casas em Portugal

A casa que os portugueses procuram e querem para viver

A habitação está hoje no centro do debate em Portugal. Vive-se uma crise habitacional no país, que se arrasta há décadas e se agudizou nos últimos anos. Com o objetivo de mitigar o problema e aumentar a oferta de casas (sobretudo para arrendar), o Governo socialista de António Costa desenhou o pacote de medidas “Mais Habitação”, que está em discussão pública e a gerar uma forte onda de polémica e contestação. A verdade é que o atual contexto, marcado pelo alto preço das casas, subida de juros e perda do poder de compra por via da alta inflação, tem afetado a procura de habitação em Portugal, adiando a decisão de compra de casa, estimulando a mudança de casa para outras mais baratas e empurrando as famílias para o mercado de arrendamento. É isso mesmo que mostra o estudo do idealista/data sobre a procura de casas em Portugal, que identifica ainda as motivações, os orçamentos e os fatores que pesam na hora de arrendar ou comprar uma nova habitação.
Preços das casas a subir em Portugal

Preço das casas em Portugal galopou em 2022 - mas há países onde caiu

Muito mudou em 2022. Num momento em que Portugal e o mundo se preparavam para recuperar da pandemia, foram surpreendidos pela guerra na Ucrânia e pelos seus choques económicos. A inflação começou a escalar na Europa e no mundo para valores máximos dos últimos anos, estimulando a subida de juros pelos bancos centrais, o aumento dos custos da construção, bem como o dos preços das casas. Hoje, as casas em Portugal estão 30% mais caras do que antes da pandemia. Mas, dado o atual contexto, é esperada uma correção dos preços das habitações em 2023, algo que já se vê em várias economias mundiais.
Preços das casas por regiões

Casas para comprar: quais as regiões com os maiores e menores preços?

A inflação está a contaminar todos os mercados, como é o caso do imobiliário. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) provam isso mesmo: as casas ficaram 13,2% mais caras entre primeiro trimestre de 2022 e o período homólogo, sendo este o maior aumento de sempre. Comprar casa no nosso país passou a custar, em média, 190.054 euros entre abril e junho. E quanto custa comprar casa em cada região portuguesa? Explicamos tudo neste artigo.
Arrendar casa em Portugal ficou 1,4% mais caro em agosto

Arrendar casa em Portugal ficou 1,4% mais caro em agosto

O ciclo inflacionista que está a assolar a Europa reflete-se nos diferentes setores da economia portuguesa, entre eles o imobiliário. As casas para arrendar continuam a ficar mais caras também por via do desequilíbrio entre alta procura para a escassa oferta.
Procurar casa para viver no campo é tendência: o desejo de uma vida mais calma e ao ar livre

Procurar casa para viver no campo é tendência: o desejo de uma vida mais calma e ao ar livre

Uma casa no campo, para viver uma vida mais calma, discreta e afastada dos grandes centros cosmopolitas. Uma tendência que marcou o imobiliário português em 2020 e que, certamente, terá uma palavra a dizer no futuro. Esta é umas das conclusões do Audience Review 2020, o mais recente estudo da Porta da Frente Christie’s, que destaca as características mais procuradas num imóvel, as localizações mais desejadas, os empreendimentos comercializados que mais se destacaram e termos mais pesquisados no site no ano passado, a partir dos dados gerados pela audiência da empresa nas diversas plataformas de marketing de que dispõe.
Century 21 lança aplicação móvel para vender e arrendar casas

Century 21 lança aplicação móvel para vender e arrendar casas

A Century 21 vai lançar a 15 de março uma aplicação gratuita – disponível através de um tablet ou de um smartphone – que permite procurar uma casa em qualquer lugar ou momento. Com esta funcionalidade, a mediadora quer estar mais próxima de uma nova geração de clientes, que privilegia ter informação em tempo real e potenciar o negócio imobiliário.
as casas mais caras de portugal

as casas mais caras de portugal

apartamentos de luxo com vista para o tejo em lisboa, casas magníficas em zonas nobres do porto ou vivendas milionárias com piscina, estas são as casas mais bonitas, mas também as mais caras de portugal, anunciadas no idealista.ptclica nas casas da tabela em baixo e fica a conhecer as 30 casas mais