
Lisboa está entre as 50 melhores marcas de cidade do mundo, segundo o Brand Finance City Index 2023, aparecendo na 43ª posição. A cidade destaca-se pela sua “arquitetura cativante, o património cultural, a gastronomia, a atmosfera animada e a encantadora música do Fado”. Londres ocupa o primeiro lugar do ranking, seguida de Nova Iorque e Paris.
O ranking da consultora de avaliação de marcas Brand Finance baseia-se num inquérito global a cerca de 15.000 membros do público realizado em abril de 2023 em 20 países de todos os continentes para medir as perceções das 100 melhores cidades do mundo.
De acordo com o novo estudo, Lisboa destaca-se internacionalmente:
- pelas suas pessoas e valores, em 11.º lugar;
- cultura e património, em 14.º lugar;
- habitabilidade, em 23.º lugar;
- e sustentabilidade, em 37.º lugar.
"Uma combinação de fatores como o turismo em expansão, a promoção da inovação e da tecnologia, o investimento estrangeiro, o acolhimento de eventos culturais e o compromisso com a sustentabilidade contribuíram para consolidar o estatuto de Lisboa como uma cidade em constante crescimento e projeção global”, refere Pilar Alonso Ulloa, diretora-geral da Península Ibérica (Espanha, Portugal) e América do Sul, citada no comunicado enviado às redações.
Para chegar a uma avaliação abrangente das marcas das cidades no ranking, além de medir a familiaridade, os inquiridos foram questionados sobre a reputação geral e a sua consideração pessoal de cada cidade como um local para viver, trabalhar localmente, trabalhar remotamente, estudar, reformar-se, visitar ou investir. A avaliação das preferências ao longo destas sete dimensões foi complementada pelas percepções de 45 atributos subjacentes à marca da cidade, agrupados em sete pilares, como negócios e investimento ou sustentabilidade e transportes.
Londres “coroada” como a melhor marca de cidade do mundo
Com uma pontuação de 84,6 em 100, impulsionada pela sua elevada familiaridade entre os inquiridos de todo o mundo, Londres registou perceções de marca mais fortes do que qualquer outra cidade no estudo. A familiaridade é entendida como o conhecimento sobre a cidade adquirido através da exposição repetida ou da experiência direta, e permite formar uma afinidade mais profunda com a sua marca, segundo explica a Brand Finance.
A cidade de Nova Iorque assegurou o 2º lugar, atrás de Londres, com uma pontuação de 83,0 num total de 100 no Brand Finance City Index. NYC também ocupa o 3º lugar a nível mundial em termos de familiaridade e ostenta o 2º lugar em três das sete dimensões-chave: investir, estudar e visitar.
Paris completa o pódio, ficando em 3º lugar no ranking com uma pontuação no Brand Finance City Index de 79,7 em 100. Paris também está classificada como a segunda cidade mais familiar do mundo. Complementando a sua forte pontuação de familiaridade, a "Cidade do Amor" está também classificada como a 3ª melhor cidade do mundo para visitar. Com uma abundância de atrações de renome, incluindo a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e o Moulin Rouge, Paris obtém, sem surpresa, melhores resultados do que qualquer outra cidade no pilar cultura e património.
Para poder comentar deves entrar na tua conta